+55 11 3995-6919 / +55 11 3900-1010

Novidades da AWS – 21 a 25 de setembro

Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades da última semana.

Segurança e Compliance

Savings Plan – Enfileiramento de compra de Savings Plan
A partir dessa semana, é possível enfileirar compras no Savings Plan especificando o momento que deseja executar futuras compras. O Savings Plan é uma forma de fazer reservas de recurso baseado em budget e não em recursos específicos (como servidores). Nele você reserva “x” dólares por mês, e até esse limite, é possível pagar um valor menor de acordo com seu comprometimento, podendo ser de 1 ou 3 anos. Além disso, podemos definir o método de pagamento, com ou sem adiantamento (upfront). Antes era preciso esperar uma data específica para fazer o Savings Plan, agora conseguimos já deixar agendado quando faremos ou renovaremos nosso comprometimento.

AWS Security Hub – 14 novos controles básicos (RDS,KMS, Secrets Manager) totalizando 90 (patch Compliance)
O AWS Security Hub anunciou 14 novos controles de básicos de Compliance para os serviços Amazon RDS, AWS KMS e AWS Secrets Manager, assim totalizando 90 controles na aplicação. Os controles analisam recursos na conta em busca de possíveis falhas de configuração, que impactam em segurança.

AWS Backup – Suporte a backups baseados em aplicações em workload Microsoft (VSS)
O serviço AWS Backup anunciou suporte para que os usuários consigam criar, gerenciar e restaurar backups em workloads da Microsoft por meio do Volume Shadow Copy Services (VSS), ferramenta de backup da Microsoft. Para isso, está disponível um plugin do AWS Systems Manager que possibilita backups granulares de File System, de SQL Server, entre outros serviços Microsoft.

AWS Toolkit for JedBrains IDEs – Agora suporta credenciais do AWS SSO
A novidade do AWS Toolkit for JedBrains IDEs da semana é a integração com AWS SSO, fazendo com que seja possível vincular um usuário do Active Directory, assim permitindo uma autenticação integrada entre os serviços para times de desenvolvedores que usam a IDE JedBrains.

Wavelength Zones – novas zonas em Atlanta, Nova York e Washington DC
A AWS anunciou 3 novas Wavelength Zones nas cidades de Atlanta, Nova York e Washington DC, assim como a zona em São Francisco, ela é 5G based em parceria com a Verizon, podendo trazer mais performance para as aplicações. Sim, a AWS possui Zonas de disponibilidade na rede da operadora, assim baixando a latência e aumentado a velocidade na comunicação com dispositivos na rede 5G. Ainda não existem Wavelength Zones e no Brasil, mas estamos ansiosos para testar!

AWS Secret Manager – OSPAR Compliance
O AWS Secret Manager anunciou mais uma certificação de compliance o Outsourced Service Provider Audit Report (OSPAR). Que consiste em mais um reconhecimento relacionado a entidades que seguem regras de compliance.

AWS Console – Melhorias na usabilidade
O serviço AWS Console lançou uma atualização em sua interface, colocando mais serviços no espaço de navegação e otimizando a aba de favoritos, facilitando a localização dos serviços mais utilizados. Atenção ao uso de extensões como o “Extended Switch Role”, ele parou de funcionar e precisa agora de atualização.

AWS Perspective – Lançamento de uma nova solução
A AWS lançou uma nova solução, o AWS Perpective que tem a finalidade de criar diagramas de arquiteturas. Mas o Perspective não é uma solução para desenhos apenas, ele se conecta a sua estrutura e utiliza tags para determinar o custo e status de serviços e recursos AWS.

Amazon MSK – Autenticação por usuário e senha
O Amazon MSK, o Kafka gerenciado da AWS, agora suporta a autenticação por usuário e senha, além da integração com o Secret Manager.

Developer Tools

AWS Systems Manager Agent – nova versão 3.0 com registro de eventos de automação
O AWS Systems Manager Agent (SSM Agent) anunciou uma atualização automática para a versão 3.0 dos agentes que estão na versão 2.

AWS Glue – novo AWS Glue Studio uma interface nova para criar, rodar e monitorar o Glue ETL
O AWS Glue Studio é uma nova interface do AWS Glue que permite criar, rodar e gerenciar de forma dinâmica suas ETLs. Além do anúncio, foi publicado um artigo que explica de forma detalhada e passo-a-passo, como usar esse novo recurso do serviço.

Amazon ECS – Disponível na Local Zone de Los Angeles
O Amazon ECS anunciou suporte a local zone de Los Angeles (EUA), uma amostra que o poder de capacidade dos serviços já disponíveis nas zonas de disponibilidades tradicionais serão incluídas nas local zones. Estamos esperando a primeira Local Zone no Brasil.

Databases

Amazon Aurora – Capacidade máxima de Storage aumentada de 64TB para 128TB
O Amazon Aurora anunciou o aumento de capacidade máxima de storage de algumas versões de 64TB para 128TB. É importante validar se sua versão do cluster e dos nodes suportam a nova capacidade.

Aurora for PostegreSQL – Suporte a pglogical extension
O Amazon Aurora for PostegreSQL agora suporta o módulo opensource pglogical que permite sincronizar o PostegreSQL com base de dados externas.

Aurora for PostegreSQL – Novos patches 2.5.4 / 2.6.1 / 3.2.4 / 3.3.1
Também nessa semana, o serviço anunciou novos patches 2.5.4 / 2.6.1 / 3.2.4 / 3.3.1, com melhorias, bem como versões majoritárias 12.4/11.9/10.14/9.6.19/9.5.23. É importante validar sua versão, testar em ambiente de homologação e agendar a atualização para janela de manutenção automática.

Amazon RDS – Instâncias do tipo R6g e M6g em preview agora suportam mais tipos de software
O Amazon RDS anunciou que as instâncias do tipo R6g e M6g suportam outras versões do serviço, como o MariaDB, PostegreSQL e MySQL. Agora quase todas as Engines de RDS suportam os novos processadores Graviton 2, fabricados pela AWS, mais baratos e performáticos que os modelos Intel e AMD.

Document DB – Suporte a $out aggregation stage
O DocumentDB anunciou suporte ao $out aggregation stage, uma funcionalidade que consiste em agregar resultados de consultas. Essa é mais uma novidade na direção de aumentar a compatibilidade do serviço com o MongoDB.

Amazon RedShift- suporte a queries para abrir com Apache Hudi e Delta Lake
O Amazon Redshift Spectrum, uma funcionalidade que permite estender a consulta para o Amazon S3, anunciou suporte das suas queries para abrir o Apache Hudi e o Delta Lake. O Athena já possuía suporta a consultas em dados gerados pelo Apache Hudi, agora o suporte se amplia ao RedShift.

Amazon Elasticsearch – Agora oferece suporte a instâncias T3 (EBS 50>200GB)
O serviço Amazon Elastichsearch agora oferece suporte a instâncias T3, além de aproveitar a nova geração de processadores Intel, mas econômicos e performáticos, o novo tipo permite alocação de até 200GB de disco, contra 50GB da antiga geração T2. Agora não é mais necessário o upgrade, ou migração para EC2 apenas devido ao tamanho do storage do node.

Monitoramento, Computação & Outros

Amazon Textract – Melhor precisão na detecção de símbolos, par chaves valor e checkboxes
O Amazon Textract anunciou a melhora na precisão na detecção de símbolos, como os referentes a moedas, par chaves valor e checkboxes, tabelas, etc. O serviço de extração de texto de imagens agora está mais assertivo. Não é necessária nenhuma mudança para uso da novidade.

Amazon Lex – Suporte ao espanhol (US)
Assim como nas últimas semanas, o Amazon Lex anunciou suporte a mais um idioma, desta vez foi o espanhol falado nos Estados Unidos.

Amazon EC2 – Instâncias do tipo C5a e Inf1 disponíveis em São Paulo
O Amazon EC2 anunciou que as instâncias do tipo C5a, com processador AMD e inf1, com processadores voltados para machine learning em cima de containers, estão disponíveis na região de São Paulo.

Amazon CloudWatch – Suporte a métricas de capacidade no AWS Outposts
A partir dessa semana, estão disponíveis novas métricas de monitoramento de capacidade do Amazon CloudWatch no AWS Outposts. Boa notícias agora que os servidores físicos da AWS, os Outposts podem ser usados em nosso ambiente onPremise aqui no Brasil.

Amazon CloudWatch – Canary end-to-end Synthetics, X-Ray, Service Map e Lens
O Amazon CloudWatch Synthetics serviço que analisa a experiência do usuário por meio de testes da aplicação agora possui integração com o AWS X-Ray, aumentando o poder de observar falhas no aplicativo.

Treinamentos
Workspaces Self guided

AppStream 2.0 Self Guided

Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog!

E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana.

Até semana que vem!