+55 11 3995-6919 / +55 11 3900-1010

WPensar

Home / WPensar

Darede

    Com o objetivo de transformar a educação por meio de uma gestão escolar profissional que faça as instituições crescerem com qualidade, menos esforço e mais organização, a WPensar se posiciona como uma empresa de tecnologia com soluções para a gestão educacional e comunicação das instituições de ensino.

    WPensar

    Imersa no dia a dia das escolas e com ajuda de gestores, a WPensar encontrou no ambiente da gestão escolar um cenário de elevada inadimplência, forte demanda de atividades manuais, e falta de gestão profissional. A empresa observou também uma forte carência nas comunicações entre escola, aluno e família, observados em reuniões dos pais sempre vazias.
    Para resolver problemas nos dois cenários, a WPensar trabalha com dois produtos: o sistema de gestão escolar, desenvolvido pela própria empresa que permite ao gestor pedagógico mais controle e visão gerencial e estratégica dos negócios; a empresa também possui a agenda digital, na qual possui uma integração por API com sua mantenedora, e melhora a comunicação entre pais e alunos, colocando a instituição de ensino como referência na adoção de tecnologias.

    O DESAFIO

    Com o objetivo de aliar o sucesso do produto e consequentemente o rápido crescimento de suas vendas, o projeto exigia que a WPensar tivesse uma infraestrutura escalável e elástica para que os custos estivessem otimizados e alinhados à variação de consumo das aplicações. Além disso era necessário adicionar resiliência ao ambiente tornando-o tolerante a falhas de data centers, com maior custo benefício adequando seus recursos conforme a necessidade, já que o negócio possui demanda variável sendo diferente em fins de semana, e períodos de férias. Por fim, era necessário também construir uma esteira de CI/CD para agilizar as implementações do time de desenvolvimento.

    RESULTADO

    Devido às condições de sazonalidade do negócio, e as recentes situações impostas pela pandemia de Covid-19, com auxílio da Darede, a aplicação foi remodelada de forma que a implementação dos mecanismos de AutoScaling fossem possíveis.
    Assim, foi possível construir a infraestrutura com servidores auto escaláveis, bancos de dados em serviço gerenciado do RDS Aurora e rotinas de arquivamento de dados no S3 que fazem uso das devidas classes de armazenamento (Standard, Infrequent Access e Glacier).
    Para garantir a resiliência foi utilizado o Elastic Load Balancer e os recursos foram distribuídos em diferentes Zonas de Disponibilidade da AWS.

    O S3 foi utilizado para servir conteúdos estáticos, bem como para o Code Deploy, que por sua vez integra um ambiente de CI/CD que aproveita o BitBucket já utilizado como repositório pelo time de desenvolvimento, somado a um Jenkins. Isso possibilitou entregas mais ágeis e sem downtimes.

    Nesta solução temos em destaque os seguintes serviços e features da AWS:

    • EC2
    • RDS Multi-AZ
    • AutoScaling
    • Application Load Balancer
    • Route53
    • Code Deploy
    • S3