CASES

NEI é o líder em e-commerce e marketplace B2B no Brasil. Através da nossa plataforma proprietária de venda digital no B2B oferecemos todos os suprimentos necessários para a operação de um negócio, como ferramentas, elétrica, produtos de limpeza, rolamentos, etc. Com mais de 250.000 produtos no catálogo, a NEI monetiza ambos os lados do marketplace e traz consigo atrativos modelos de negócio para venda, compra e anúncios de produtos e marcas. Atualmente, NEI.com.br tem 650.000 pageviews mensais, 60.000 fornecedores registrados e 250.000 compradores.

O Desafio:

Micro serviços são uma tendência mundial no design de soluções resilientes e de negócios de missão crítica.

A base da arquitetura de micros serviços é o desenvolvimento de um único aplicativo como conjunto de pequenos e independentes serviços executados em seu próprio processo, desenvolvidos e implantados de forma independente, diferentemente do padrão utilizado no passado, conhecido como monolítico.


Monolítico x Micro Serviço
Depois de passar por uma fusão, a NEI necessitou reescrever e criar micro serviços para atender suas necessidades. Aliado a necessidade de migração de plataforma, já que o antigo provedor (Heroku) não oferecia todas as capabilities oferecidas pela Amazon Web Services.

Além dos pontos mencionados, a NEI também inseriu uma camada de mensageria no ambiente, e para isso, foi preciso um serviço gerenciado para este item. Assim, toda comunicação entre os micros serviços são feitos através de mensageria.

Neste cenário, a arquitetura ideal, seria utilizar um cluster Kubernetes, gerenciado, junto com uma plataforma Apache Kafka (Mensageria) em nuvem, tornando a infraestrutura elástica, sendo totalmente aderente com os componentes existentes e de fácil migração.

Por que Amazon Web Services?

A NEI precisava subir o novo repositório, migrar as imagens existentes e adotar o padrão de mensageria entre seus micro serviços. Os seguintes requisitos são desejáveis:

  • Utilizar um cluster de kubernetes gerenciado, para evitar overhead de administração;
  • Utilizar o Apache Kafka, como serviço de mensageria;
  • Utilizar serviços gerenciados de banco de dados (RDS);
  • Mínima manutenção de infraestrutura;
  • Capacidade de resposta às alterações na fonte de dados;
  • Acesso seguro através de VPN para seus colaboradores;
  • Diminuição de custos;
  • Essas considerações levaram a implantação da infraestrutura na AWS. Abaixo algumas decisões técnicas e estratégicas adotadas para viabilizar o projeto:

  • Amazon S3 para o armazenamento de dados;
  • Amazon Container Registry, para armazenamento das imagens dos micros serviços
  • API Gateway, para receber as requisições das api’s e redirecionamento de tráfego;
  • Banco de dados relacional PostgreSQL gerenciado (RDS);
  • Com este conjunto de soluções a arquitetura dos novos serviços da Nei ficou como a seguir:

    Arquitetura do Ambiente Produtivo

    Resultado

    Depois de 3 meses de trabalho, a NEI migrou sua antiga plataforma para a AWS, todos desenvolvedores estavam familiarizados com o novo processo de CI/CD, e com o desenvolvimento de micro serviços na nova arquitetura. Neste projeto configuramos serviços de autorização de usuários, baixa de produtos, carregamento de produtos, entre outros.

    Os resultados impressionam nos seguintes recursos:

  • Facilidade de subida de um novo micro serviço;
  • Segurança, todos os componentes chave ficaram em redes privadas;
  • Facilidade de gerenciamento de cluster, com a ferramenta eksctl, onde as alterações no nodegroup podem ser feitas sem downtime;
  • Facilidade para fazer upgrade de cluster, via console ou através de eksctl;
  • Kafka gerenciado, reduzindo praticamente a 0 a necessidade de intervenção técnica no ambiente;
  • Com os resultados obtidos, todos os novos micros serviços da NEI estão sendo utilizados na plataforma EKS. Todos seus produtos, clientes e pedidos estão transacionando na mesma plataforma. Durante o projeto, precisamos fazer um redesign da solução, pois, cada micro serviço possuía um pipeline para o CI/CD, notamos que poderíamos refatorar a solução para se tornar mais enxuta (cada micro serviço possuía um pipeline distinto). Para tanto, precisamos acertar os detalhes abaixo:

  • Padronizar na nomenclatura de projetos no repositório de código;
  • Criar secrets e configmaps no cluster EKS para armazenar dados sensíveis e configuração de ambiente;
  • Padronizar tópicos do Kafka, para utilização de múltiplos ambientes (dev/qa/prd);
  • Atualizar a versão do cluster para 1.16, pois algumas features de configmap só estariam disponíveis nesta versão.
  • CONHEÇA OUTROS CASES

    Confira a atuação da Darede na Tok&Stok ao migrar seu ambiente para a nuvem AWS. Veja os benefícios adquiridos pela empresa no projeto.

    Veja a atuação da Darede no Banco Máxima ao migrar seu ambiente integrado a Sinacor para a nuvem AWS! Confere aí!

    Confira o trabalho da Darede na Proxer Telecom. Veja como foi possível atender todos os desafios propostos pela empresa!

    A Uncenografia buscou a Darede com o desafio de migrar suas cargas de trabalho para um ambiente em cloud. Veja como foi a atuação da Darede!

    Veja a atuação da Darede na Tereos no projeto de APPSTREAM 2.0 para atender a todos os requisitos da aplicação e da empresa, sem impactar na configuração e modo de funcionamento atual da aplicação.

    logotipo-banco-master

    Veja a atuação da Darede no Banco Master ao utilizar os serviços do AWS Workspaces

    Desde a sua fundação, em 1984, o Grupo Master tem assumido uma posição de pioneirismo no lançamento de produtos e antecipação de tendências, mantendo-se na vanguarda do

    Veja a atuação da Darede no Banco ABC!

    A Darede executou um projeto no Corinthians, com a finalidade de otimizar os custos da infraestrutura. Veja os detalhes.

    A Darede atuou na Escola Infantil Pingo de Gente para hospedar o site institucional da escola na nuvem AWS. Confira como foi esse trabalho!

    Veja a atuação da Darede na F3 Capital.

    A arquitetura de microsserviços é uma tendência na construção de aplicações em cloud. Veja a atuação da Darede na NEI Gaveteiro!

    Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações