Já imaginou transformar todas as ações e cliques realizados na Console da AWS em código? O AWS Console-to-Code consegue fazer isto dentro do serviço de EC2. Vamos entender melhor no Blog abaixo.

Por Kauê Fernandes Braz -14/06/2024

O que é o Console-to-Code?

O AWS Console-to-Code é uma ferramenta otimizada com IA Generativa que tem a capacidade de transformar cada ação, clique e configuração dentro da Console da AWS em código para AWS CDK e CloudFormation. Ela foi disponibilizada para suportar o serviço do Amazon EC2 até então. Esta nova solução acelera o processo de automação de código gravando todas as ações para gerar um formato de infraestrutura como código (IaC).

Formatos suportados

AWS CDK

  • Python
  • Java
  • TypeScript

AWS CloudFormation

  • JSON
  • YAML

Como utilizar?

Para acessar a versão prévia do Console-to-Code, é necessário acessar o serviço do Amazon EC2 e localizá-lo no menu lateral.  Agora, vamos idealizar um caso de uso para esta feature, imagine que você não tenha tanto conhecimento de como gerar uma infraestrutura de EC2 em código, ou até sabe, mas deseja otimizar o seu tempo com esta nova ferramenta. Então, serão necessários os seguintes passos:

  1. Crie sua EC2 de forma manual:

Foi feito a criação manual pela Console da AWS de uma instância EC2 que queremos transformar em um formato de Infraestrutura como código.

        2. Navegue até a feature do AWS Console-to-Code:

Dentro desta feature, é possível filtrar o tipo de ações que serão mostradas, então iremos filtrar para mostrar somente as de tipo silenciado.

       3. Selecione a ação da criação da instância e o tipo de código a ser gerado:

Nesta feature, é possível selecionar até 5 ações, então você seleciona as necessárias e, ao gerar o código, selecione o formato necessário.

Com isto, o código será gerado tanto no formato escolhido, quanto em comando da CLI para rodar aquela instância:


Além disto, dentro do código gerado, é também comentado o que aquele código irá criar, deixando de fácil entendimento e para caso seja necessário alterar algum parâmetro.

Conclusão

O AWS Console-to-Code é um avanço significativo no uso de IA Generativa pela AWS, tornando a automação de infraestrutura mais acessível e eficiente. Esta ferramenta tem o potencial de agilizar a criação de pipelines de automação e melhorar a produtividade das equipes de desenvolvimento. Fique atento às próximas novidades que a AWS trará nessa área.

foto-kaue-braz

Kauê Braz
Assistente de Infraestrutura em Nuvem.

kaue.braz@darede.com.br

Kauê Braz é formado em Técnico em Redes de Computadores pelo SENAI e atualmente cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FIAP. Ele possui as Certificações AWS: Cloud Practitioner, Solutions Architect Associate e Developer Associate.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Git:Merge e Rebase

Continuando a série de artigos sobre Git, nosso #cloudspecialist Thiago Marques traz agora um artigo que aborda a diferença entre merge e rebase! Confere aí!

Desafios das mulheres na tecnologia

A porcentagem de mulheres no mundo da tecnologia ainda é pequeno, mas o futuro empolga! Veja o artigo da nossa #cloudspecialist Jessica Cardozo sobre o

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações