Confira o artigo que traz os benefícios do cloud computing no setor da educação.

Já não é mais possível dissociar a tecnologia da educação. Os alunos estão cada vez mais conectados, e as escolas não podem mais negar que a informação pode estar mais próxima do aluno. Quando bem utilizada, a tecnologia pode ser um fator determinante na forma de aprendizado dos estudantes. Assim como uma fórmula interessante de se evitar a evasão escolar. Uma vez que será possível transferir a sala de aula física para a digital.

A inclusão da tecnologia nas escolas também tem como objetivo atender a necessidade de preparar cada vez mais os alunos para a quarta revolução industrial. Onde a inteligência artificial, a internet das coisas (IoT), a linguagem computacional e a cloud computing estarão em destaque. Até por isso foi inventado o termo “Educação 4.0”. Dando sinais claros que os alunos não aprenderão da mesma forma que 10 ou 20 anos atrás. E é aí que entra a relação entre cloud e educação. Com ela podemos criar uma conexão entre professores e alunos muito além da sala de aula. Assim como um maior envolvimento, controle e segurança dos pais no acompanhamento da evolução de seus filhos na escola.

A implantação da cloud no setor educacional poderá trazer inúmeras vantagens tanto para as instituições quanto para alunos e seus pais. Pois permite uma gestão de dados mais eficiente e assim traz uma otimização na busca de informações privadas, bem como uma maior segurança no armazenamento. A utilização de bibliotecas virtuais, com materiais didáticos, e-books, e até a realização de atividades com o controle remoto dos professores também são benefícios trazidos pela cloud em ambiente escolar.

Coronavírus: uma nova realidade

Neste ano, devido a pandemia do novo coronavírus, as escolas tiveram que se adaptar a esta nova realidade da noite para o dia. De uma hora para outra, as instituições de ensino foram obrigadas a realizar investimentos em tecnologia para atender os alunos em casa. E assim não haver perdas no ano letivo. As aulas online e atividades remotas se tornaram parte da rotina dos alunos e certamente elas virão para ficar. Uma vez que todos deveremos estar preparados para caso aconteça algum novo evento deste tipo no futuro.

De acordo com Associação Brasileira de Educação a Distância, 9 milhões de estudantes optam pela modalidade EAD para aprender. E a sala de aula na nuvem traz uma revolução ao modelo de ensino tradicional. Pois permite o professor criar conteúdos mais ricos e personalizados. E assim os compartilhar de forma que o aluno possa acessar em qualquer dispositivo. Independentemente de estar em casa ou na sala de aula.

A Darede, parceira Advanced da Amazon Web Services (AWS), oferece soluções de Cloud Computing para instituições educacionais como: a administração de plataformas de ensino a distância, implementação de sistemas de gerenciamento e gestão, além de tecnologia de voz por meio de Alexa Skills. Conte com a Darede para revolucionar o método de ensino de sua instituição!

Leia mais artigos sobre public sector em nosso blog!

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Windows Custom Image na AWS

Entenda como prepara uma imagem Windows personalizada na AWS de forma prática! Nosso #cloudspecialist José Anderson Vila Nova explica!

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações