+55 11 3995-6919 / +55 11 3900-1010

Novidades da Semana da AWS

Novidades da Semana AWS 13/07 a 17/07

Todas os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. A partir de hoje, você receberá um resumo das otimizações que mais fazem sentido para nossa realidade e que certamente irão aprimorar sua experiência no uso da plataforma.

Governança e Segurança

Secret Manager

O Serviço Secret Manager é um cofre de senhas que permite alternar, gerenciar e recuperar facilmente credenciais de sua aplicação. Como banco de dados, senhas e chaves de APIs. Nessa semana, foi implementado um mecanismo de busca que facilitará a procura de informações no cofre. Além disso, agora é possível “atachar” resources-based policy diretamente em seus segredos. Um dos anúncios também diz que a webconsole utilizará o já conhecido algoritmo Zelkova (usado para dizer se um bucket s3 está realmente público, por exemplo).

KMS – Key Management Service

O Key Management Service (KMS), é um serviço da AWS que facilita a criação e gestão de chaves criptográficas. Assim como o controle de seu uso em uma ampla variedade de serviços da AWS e em seus aplicativos. Com tem sido tendência para diversos outros produtos AWS, agora o KMS oferece suporte para VPC Endpoints. Ou seja, agora o serviço suporta o acesso via redes privadas. (Quer saber mais sobre VPC? Veja o vídeo em nosso canal!)

Service Catalog

O Service Catalog permite criar e gerenciar catálogos de serviços de TI. Nele é possível deixar seu catálogo disponível para qualquer colaborador sendo ele de qualquer área. Podendo criar um stack em minutos, e tendo todo controle e rastreabilidade necessários para seu negócio. O serviço aumentou seu raio de operação e agora está disponível em mais 21 regiões, dentro delas a região de São Paulo. Além disso o serviço suporta a coleta de dados de saída de uma stack, para uso em outra. O recurso de Output do Cloudformation (motor do Service Catalog) é usado para isso

AWS Config

O AWS Config é um serviço que permite acessar, auditar e avaliar as configurações dos recursos da AWS. A novidade desse serviço é o suporte do track de arquivos controlados pelo SSM. Ou seja, agora é possível rastrear pelo AWS Config sempre quando um arquivo em seus servidores foi alterado.

Computação e Integração DevOps

EC2 Image Builder

O EC2 Image Builder é um serviço que simplifica a criação, manutenção, validação, o compartilhamento e a implantação de imagens (AMIs) Linux ou Windows Server para uso no Amazon EC2. A novidade da semana dessa aplicação é que agora ela suporta o envio de logs para o CloudWatch.

EKS – Elastic Kubernetes Service

O Amazon EKS é um serviço que simplifica a implantação, o gerenciamento e o ajuste de escala de aplicativos conteinerizados usando Kubernetes na AWS. A partir dessa semana, o EKS suporta a versão 1.17 do Kubernetes, trazendo todas as novidades do projeto para o EKS. Além das atualizações de segurança, a versão 1.17 do Kubernetes conta com Cloud Provider Labels, ResourceQuotaScopeSelectors (\o/) , TaintNodesByCondition, Finalizer protection, and CSI Topology. Além dessa grande novidade, o EKS agora tem suporte nativo ao Fluent Bit para envio de logs para o AWS ElasticSearch.

Systems Manager

O AWS Systems Manager é um serviço que oferece visibilidade e controle da sua infraestrutura entro e fora da AWS. E agora ele oferece suporte a agendamento de janela de manutenção. Recurso similar ao existente no AWS RDS, onde você pode agendar as mudanças para uma janela e não os aplicar imediatamente. Além disso, o serviço terá integração com o AWS Config para rastrear mudanças em configurações de inventários em instâncias.

App Mash

O AWS App Mesh é um serviço que padroniza todo o modo de comunicação de seus serviços. Assim oferecendo visibilidade de ponta a ponta e garantindo alta disponibilidade para seus aplicativos. Agora ele apresenta o recurso Virtual Gateways onde será possível criar pontos de entrada na aplicação. O Gateways poderá ser implementado em EC2, ECS ou Kubernetes.

Amazon App Flow

O Amazon AppFlow serviço de integração totalmente gerenciado que permite transferir dados com segurança entre aplicativos de Software como Serviço (SaaS). Exemplos de aplicações suportadas são Slack e Salesforce. A novidade dessa aplicação é a integração com o CloudWatch Events. Agora é possível acionar serviços baseados em eventos de Apps terceiros.

Databases e Outros

RDS for Oracle

O Amazon RDS facilita configurar, operar e escalar implantações do Oracle Database na nuvem. A partir de agora o serviço oferece o suporte do Oracle Spatial no Oracle Standard Edition 2.

Amazon Athena

O Amazon Anthena é um serviço de consultas interativas que facilita a análise de dados diretamente Amazon S3 usando SQL padrão (sim, você consegue fazer queries em arquivos). Ele conta com duas novidades essa semana. Agora a aplicação passa a ter suporte no gerenciamento de data catalog pelo CloudFormation. Além disso, o serviço também oferece serviço ao Apache Hudi em Data Lakes no S3. A aplicação que tem um compliance com a Lei de Proteção de Dados da Califórnia (EUA) e a europeia GDPR, podendo ter também com a lei brasileira LGPD, quando entrar em vigor.

DocumentDB (MongoDB Gerenciado)

O DocumentDB é um serviço de banco de dados de documentos ágil, escalável, altamente disponível e gerenciado que oferece suporte a cargas de trabalho do MongoDB. Ele oferece suporte de cópia de snapshots entre regiões.

Elasticsearch

A Amazon Elasticsearch Service é um serviço gerenciado que facilita a implantação, a segurança e a execução do Elasticsearch de forma eficaz e em grande escala. A aplicação agora é suportada pelo FluentBit para receber logs de containers de orquestradores como ECS e EKS.

Outras novidades

Amazon Coretto

O Amazon Coretto é um serviço de distribuição gratuita, multiplataforma e pronta para produção do Open Java Development Kit (OpenJDK) mantido pela AWS. Ele apresenta duas novas versões (8u262 e 11.0.8) disponíveis para x86, arm e containers Alpine.

Novos Gadgets IoT a venda

A AWS apresenta novas aplicações para a venda: o DeepRacer Evo e o Sensor Kit. O DeepRacer Evo é um carro de corrida autônomo na escala de 1:18 projetado para testar modelos de Reinforcement Learning (RL – Aprendizado por reforço) ao competir em uma pista física. Ele utiliza câmeras para visualizar o caminho e um modelo de reforço para controlar o acelerador e a direção. O DeepRacer tem o valor de $399 (aproximadamente R$2.140 pela cotação atual). Já o sensor kit, o kit de sensores que auxiliam o aprimoramento da experiência do DeepRacer, pode ser encontrado por volta de $149 (cerca de R$800).

CDK Pipelines

O AWS CDK é um conjunto de bibliotecas de desenvolvimento de software de código aberto para modelar e provisionar seus recursos de aplicativos de nuvem usando linguagens de programação conhecidas, como Python e NodeJS (para saber mais veja nossa live). O CDK agora tem abstrações prontas para construção de esteiras de deploy CI/CD usando a os serviços de de deploy da AWS, como Codepipeline e Codebuild.

Amazon IVS

O Amazon IVS é a nova solução de live sreaming da AWS onde é possível gerenciar transmissões ao vivo de forma rápida e fácil de configurar. O IVS pode ser usado com aplicativos como OBS Studio e Streamyard para stream de vídeos em plataformas próprias.

Essas foram as novidades da semana da AWS, semana que vem tem mais! Se preferir assista nossa live e fique por dentro!

Veja mais artigos sobre o mundo da em nosso blog!