Toda semana a Darede apresenta em nosso blog as novidades da semana da AWS. Apresentamos as atualizações que mais fazem sentido para nossa realidade.

Todas os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. A partir de hoje, você receberá um resumo das otimizações que mais fazem sentido para nossa realidade e que certamente irão aprimorar sua experiência no uso da plataforma.

Governança e Segurança

Secret Manager

O Serviço Secret Manager é um cofre de senhas que permite alternar, gerenciar e recuperar facilmente credenciais de sua aplicação. Como banco de dados, senhas e chaves de APIs. Nessa semana, foi implementado um mecanismo de busca que facilitará a procura de informações no cofre. Além disso, agora é possível “atachar” resources-based policy diretamente em seus segredos. Um dos anúncios também diz que a webconsole utilizará o já conhecido algoritmo Zelkova (usado para dizer se um bucket s3 está realmente público, por exemplo).

KMS – Key Management Service

O Key Management Service (KMS), é um serviço da AWS que facilita a criação e gestão de chaves criptográficas. Assim como o controle de seu uso em uma ampla variedade de serviços da AWS e em seus aplicativos. Com tem sido tendência para diversos outros produtos AWS, agora o KMS oferece suporte para VPC Endpoints. Ou seja, agora o serviço suporta o acesso via redes privadas. (Quer saber mais sobre VPC? Veja o vídeo em nosso canal!)

Service Catalog

O Service Catalog permite criar e gerenciar catálogos de serviços de TI. Nele é possível deixar seu catálogo disponível para qualquer colaborador sendo ele de qualquer área. Podendo criar um stack em minutos, e tendo todo controle e rastreabilidade necessários para seu negócio. O serviço aumentou seu raio de operação e agora está disponível em mais 21 regiões, dentro delas a região de São Paulo. Além disso o serviço suporta a coleta de dados de saída de uma stack, para uso em outra. O recurso de Output do Cloudformation (motor do Service Catalog) é usado para isso

AWS Config

O AWS Config é um serviço que permite acessar, auditar e avaliar as configurações dos recursos da AWS. A novidade desse serviço é o suporte do track de arquivos controlados pelo SSM. Ou seja, agora é possível rastrear pelo AWS Config sempre quando um arquivo em seus servidores foi alterado.

Computação e Integração DevOps

EC2 Image Builder

O EC2 Image Builder é um serviço que simplifica a criação, manutenção, validação, o compartilhamento e a implantação de imagens (AMIs) Linux ou Windows Server para uso no Amazon EC2. A novidade da semana dessa aplicação é que agora ela suporta o envio de logs para o CloudWatch.

EKS – Elastic Kubernetes Service

O Amazon EKS é um serviço que simplifica a implantação, o gerenciamento e o ajuste de escala de aplicativos conteinerizados usando Kubernetes na AWS. A partir dessa semana, o EKS suporta a versão 1.17 do Kubernetes, trazendo todas as novidades do projeto para o EKS. Além das atualizações de segurança, a versão 1.17 do Kubernetes conta com Cloud Provider Labels, ResourceQuotaScopeSelectors (\o/) , TaintNodesByCondition, Finalizer protection, and CSI Topology. Além dessa grande novidade, o EKS agora tem suporte nativo ao Fluent Bit para envio de logs para o AWS ElasticSearch.

Systems Manager

O AWS Systems Manager é um serviço que oferece visibilidade e controle da sua infraestrutura entro e fora da AWS. E agora ele oferece suporte a agendamento de janela de manutenção. Recurso similar ao existente no AWS RDS, onde você pode agendar as mudanças para uma janela e não os aplicar imediatamente. Além disso, o serviço terá integração com o AWS Config para rastrear mudanças em configurações de inventários em instâncias.

App Mash

O AWS App Mesh é um serviço que padroniza todo o modo de comunicação de seus serviços. Assim oferecendo visibilidade de ponta a ponta e garantindo alta disponibilidade para seus aplicativos. Agora ele apresenta o recurso Virtual Gateways onde será possível criar pontos de entrada na aplicação. O Gateways poderá ser implementado em EC2, ECS ou Kubernetes.

Amazon App Flow

O Amazon AppFlow serviço de integração totalmente gerenciado que permite transferir dados com segurança entre aplicativos de Software como Serviço (SaaS). Exemplos de aplicações suportadas são Slack e Salesforce. A novidade dessa aplicação é a integração com o CloudWatch Events. Agora é possível acionar serviços baseados em eventos de Apps terceiros.

Databases e Outros

RDS for Oracle

O Amazon RDS facilita configurar, operar e escalar implantações do Oracle Database na nuvem. A partir de agora o serviço oferece o suporte do Oracle Spatial no Oracle Standard Edition 2.

Amazon Athena

O Amazon Anthena é um serviço de consultas interativas que facilita a análise de dados diretamente Amazon S3 usando SQL padrão (sim, você consegue fazer queries em arquivos). Ele conta com duas novidades essa semana. Agora a aplicação passa a ter suporte no gerenciamento de data catalog pelo CloudFormation. Além disso, o serviço também oferece serviço ao Apache Hudi em Data Lakes no S3. A aplicação que tem um compliance com a Lei de Proteção de Dados da Califórnia (EUA) e a europeia GDPR, podendo ter também com a lei brasileira LGPD, quando entrar em vigor.

DocumentDB (MongoDB Gerenciado)

O DocumentDB é um serviço de banco de dados de documentos ágil, escalável, altamente disponível e gerenciado que oferece suporte a cargas de trabalho do MongoDB. Ele oferece suporte de cópia de snapshots entre regiões.

Elasticsearch

A Amazon Elasticsearch Service é um serviço gerenciado que facilita a implantação, a segurança e a execução do Elasticsearch de forma eficaz e em grande escala. A aplicação agora é suportada pelo FluentBit para receber logs de containers de orquestradores como ECS e EKS.

Outras novidades

Amazon Coretto

O Amazon Coretto é um serviço de distribuição gratuita, multiplataforma e pronta para produção do Open Java Development Kit (OpenJDK) mantido pela AWS. Ele apresenta duas novas versões (8u262 e 11.0.8) disponíveis para x86, arm e containers Alpine.

Novos Gadgets IoT a venda

A AWS apresenta novas aplicações para a venda: o DeepRacer Evo e o Sensor Kit. O DeepRacer Evo é um carro de corrida autônomo na escala de 1:18 projetado para testar modelos de Reinforcement Learning (RL – Aprendizado por reforço) ao competir em uma pista física. Ele utiliza câmeras para visualizar o caminho e um modelo de reforço para controlar o acelerador e a direção. O DeepRacer tem o valor de $399 (aproximadamente R$2.140 pela cotação atual). Já o sensor kit, o kit de sensores que auxiliam o aprimoramento da experiência do DeepRacer, pode ser encontrado por volta de $149 (cerca de R$800).

CDK Pipelines

O AWS CDK é um conjunto de bibliotecas de desenvolvimento de software de código aberto para modelar e provisionar seus recursos de aplicativos de nuvem usando linguagens de programação conhecidas, como Python e NodeJS (para saber mais veja nossa live). O CDK agora tem abstrações prontas para construção de esteiras de deploy CI/CD usando a os serviços de de deploy da AWS, como Codepipeline e Codebuild.

Amazon IVS

O Amazon IVS é a nova solução de live sreaming da AWS onde é possível gerenciar transmissões ao vivo de forma rápida e fácil de configurar. O IVS pode ser usado com aplicativos como OBS Studio e Streamyard para stream de vídeos em plataformas próprias.

Essas foram as novidades da semana da AWS, semana que vem tem mais! Se preferir assista nossa live e fique por dentro!

Veja mais artigos sobre o mundo da em nosso blog!

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Amazon Q

Amazon Q

A tecnologia de inteligência artificial está evoluindo e o Amazon Q Service é uma resposta a essa revolução que impacta a tecnologia e aprimora seu nível. Quer descobrir como funciona? Conheça as contribuições incríveis da inteligência artificial com o Amazon Q neste artigo!

AWS AppRunner

O AWS AppRunner é o novo serviço que veio para revolucionar a forma que construímos aplicações em container. Veja o artigo sobre ele!

Desafios das mulheres na tecnologia

A porcentagem de mulheres no mundo da tecnologia ainda é pequeno, mas o futuro empolga! Veja o artigo da nossa #cloudspecialist Jessica Cardozo sobre o cenário do espaço feminino na TI! Apesar do crescimento, as mulheres ainda continuam sendo minoria em tecnologia. No entanto, felizmente encontramos cada vez mais projetos para capacitação e inserção de mulheres e mães na área de TI. Não é novidade que a mão de obra feminina sempre foi desvalorizada nessa área, mas nos últimos anos percebemos uma movimentação para mudar esse cenário. Mesmo com o aumento da presença feminina no mercado de tecnologia, ainda percebemos que é muito difícil uma mulher se firmar nessa área. De acordo com uma pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), o Brasil deve chegar em 2025 com um déficit de quase 800 mil profissionais do setor. As mulheres são mais capacitadas e o maior público com graduação, e mesmo assim elas representam apenas 25% dos profissionais da área de tecnologia no Brasil. Segundo a pesquisa da Aliança Mundial de Informação sobre Tecnologia e Serviços, se houvessem mais mulheres na indústria tecnológica, cerca de 9 trilhões de euros poderiam ser gerados no PIB global! É nítido a falta que as mulheres estão fazendo no mercado de tecnologia, e perturbador saber quantos desafios elas enfrentam para atuar nessa área. Mas o que está acontecendo? Quais são as barreiras que essas mulheres estão enfrentando ao escolher o caminho tech? O primeiro desafio enfrentado pelas mulheres que desejam o mundo da tecnologia é a crença limitante de que o setor é apenas para homens, esse é um pensamento antigo, mas que infelizmente ainda continua enraizado na sociedade. O segundo desafio é o ambiente de trabalho, que por ser majoritariamente masculino, muitas vezes se torna desagradável, hostis e machistas para as mulheres trabalharem. Esse tipo de ambiente atrapalha o desenvolvimento, crescimento profissional e algumas vezes expõe essas mulheres ao temido assédio moral. O terceiro desafio é a desigualdade salarial entre homens e mulheres que atuam na mesma função. Segundo estudo da Revelo, plataforma de recrutamento em tecnologia, homens ganham em média R$ 1.000 a mais que as mulheres, mesmo exercendo a mesma função. Em média, enquanto um homem recebe R$ 7.300, uma mulher tem uma remuneração de R$ 5.900 exercendo a mesma função dentro da empresa. O quarto desafio enfrentando por mulheres de todos os segmentos do mercado é uma outra crença imposta pela sociedade de que os filhos são responsabilidades da mãe. Onde um homem quando é pai é intitulado um bom candidato por ser um “pai de família responsável”, já uma mulher quando é mãe é intitulada uma candidata ruim, pois “tende a faltar muito ao trabalho por causa dos filhos”. Veja o quão injusta é a sociedade e o mercado em vários sentidos se tratando de igualdade entre homens e mulheres. Mais um ponto a se refletir é a questão da licença maternidade, onde muitas empresas desprezam a contratação de mão de obra feminina porque em algum momento aquela mulher pode se ausentar para se dedicar ao filho. Mas um filho é responsabilidade só da mãe? Os primeiros meses de um filho é tão importante para um pai quanto para mãe. Por que não oferecer a licença paternidade por um período igual? Essa ação já quebraria a barreira infeliz de que “uma mulher que planeja filhos não é boa para o mercado”. Esses dados mostram que apesar de ser extremamente importante a presença feminina na tecnologia, os desafios enfrentados por elas ainda são muitos. Precisamos nos movimentar em busca de um cenário mais justo para mulheres que anseiam não só pelo sucesso pessoal, mas também pelo profissional. Não podemos mais fazer divisões de “trabalhos de homens e trabalhos de mulheres”. As oportunidades devem ser dadas a todos, sem distinção de raça, cor ou sexo. As mulheres merecem mais respeito, inclusão e menos preconceito no mercado de trabalho como o todo e principalmente no de tecnologia. Atualmente temos várias empresas com iniciativas que oferecem oportunidades de trabalho exclusivas para mulheres de TI. Isso é incrível! As organizações estão finalmente compreendendo a necessidade de ter uma empresa mais diversa em todos os aspectos, e a diversidade em tecnologia é alcançada por meio de projetos focados na inclusão de mulheres em TI e espaços de trabalho mais saudáveis com oportunidades e remunerações iguais para todos. É preciso mudar a realidade nas organizações, o olhar igualitário independente do sexo. Essa mudança deve começar dentro das organizações e ir avançando como raiz sedenta por água pela sociedade. O acesso a informações de qualidade, qualificações e o apoio de iniciativas voltadas para mulheres vão trazer as profissionais que o mercado de TI tanto carece. Mulher é sinônimo de força e determinação, e na tecnologia temos grandes mulheres que contribuíram muito com a tecnologia. Mulheres na história da tecnologia Augusta Ada King — Foi uma matemática e escritora inglesa. Hoje é reconhecida principalmente por escrever o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, a máquina analítica, o mais próximo do que seria um computador do século XIX. Ela desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica. Por esse trabalho é considerada a primeira programadora de toda a história. A contribuição e representação das mulheres na tecnologia se tornaram imensuráveis desde então. Fonte Wikipedia Grace Hopper – Foi almirante e analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos nas décadas de 1940 e 1950, criadora da linguagem de programação de alto nível Flow-Matic  – base para a criação do COBOL. Em 1954, Grace Hopper foi nomeada a primeira diretora de programação automática da empresa. Seu departamento foi responsável por promover algumas das primeiras linguagens de programação baseadas em compiladores. Fonte Wikipedia Hedy Lamarr – ‘Mãe’ da internet sem fio escapou do regime nazista e ficou famosa em Hollywood. Fez uma importante contribuição tecnológica durante a Segunda Guerra Mundial, uma co-invenção, com o compositor George Antheil, um sistema de comunicações para as Forças Armadas dos Estados Unidos que serviu de base para a atual telefonia celular. Em 1997, ela e George

Novidades da Semana 16 a 20 de agosto

Por Anderson Santos Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades das últimas semanas. Compute Amazon API Gateway – Suporte a TLS mútuo com certificados de CAs de terceiros e CA privada ACM O Amazon API Gateway agora permite a autenticação usando TLS mútuo baseado em certificado, onde os certificados digitais são trocados entre o cliente e o API Gateway antes que uma conexão segura seja estabelecida. AWS Lambda – Suporte a Python 3.9 O AWS Lambda agora oferece suporte ao Python 3. Assim permitindo criar funções do AWS Lambda no Python 3.9 e usar seus novos recursos, como suporte para TLS 1.3, novas operações de string e dicionário, além do suporte aprimorado de fuso horário. Amazon EC2 – Novas instancias M6i AWS anunciou as instâncias M6i, expandindo o portfólio de instâncias EC2 de 6ª geração para incluir opções de computação baseadas em x86. A M6i possui Intel Xeon de 3ª geração (codinome Ice Lake) com uma frequência turbo all-core de 3,5 GHz, que oferece desempenho de preço de computação até 15% melhor em relação às instâncias M5 e criptografia de memória sempre ativa usando Intel Total Criptografia de memória (TME). AWS Neuron – Instâncias Inf1 compatíveis com TensorFlow 2 O AWS Neuron , o SDK para executar a inferência de machine learning nas instâncias do Amazon EC2 Inf1 baseadas no AWS Inferentia, agora oferece suporte ao TensorFlow 2. Amazon EC2 – Suporte a chaves ED25519 para autenticação A AWS anunciou que agora é possível utilizar as chaves ED25519 para provar sua identidade ao se conectar a instâncias EC2. ED25519 é um sistema de chave pública baseado em curva elíptica comumente usado para autenticação SSH. Anteriormente, os clientes EC2 só podiam usar chaves baseadas em RSA para se autenticar em instâncias EC2. Amazon WorkSpaces – Novos pacotes com Windows Server 2019 e Microsoft Office 2019 de 64 bits O Amazon WorkSpaces agora oferece novos pacotes com o Windows Server 2019, proporcionando uma experiência de desktop do Windows 10 junto com uma opção de pacote do Microsoft Office 2019 Professional Plus de 64 bits. AWS Elastic Beanstalk – Suporte ao reequilíbrio de capacidade para instâncias spot do Amazon EC2 O AWS Elastic Beanstalk agora oferece suporte ao reequilíbrio de capacidade para grupos do Amazon EC2 Auto Scaling (ASG) . Este recurso reduz as interrupções da Instância Spot para os aplicativos dos clientes. Database Amazon Redshift – Novo recurso de compartilhamento de contas O compartilhamento de dados do Amazon Redshift permite que você compartilhe dados transacionais consistentes em diferentes clusters Redshift sem a complexidade e os atrasos associados às cópias e movimentação de dados. Amazon RDS para SQL Server – Suporte a atualizações automáticas de minor versions O Amazon RDS para SQL Server agora inclui aprimoramentos para o recurso de atualização automática de minor version para instâncias de banco de dados do Amazon RDS para SQL Server. A atualização automática de versão secundária é um recurso que pode ser habilitado para que seu banco de dados seja atualizado automaticamente quando uma nova versão secundária do mecanismo de banco de dados estiver disponível. Security & Governance AWS Systems Manager – Fleet Manager com recurso de geração de relatórios para instâncias gerenciadas O AWS Systems Manager Fleet Manager, um recurso do AWS Systems Manager (SSM) que ajuda a otimizar e dimensionar seus processos de gerenciamento de servidor remoto, agora oferece a capacidade de gerar relatórios instantâneos sobre suas instâncias gerenciadas SSM. O novo recurso permite que você personalize o painel de informações do Fleet Manager, no qual você pode visualizar alertas, status e detalhes de instâncias gerenciadas e fazer o download para visualização e análise local. AWS Transfer Family – Expansão de compatibilidade para clientes FTPS / FTP e aumento do limite para o número de servidores O AWS Transfer Family agora oferece suporte à configuração de um endereço IP acessível para clientes em um servidor FTPS / FTP, permitindo que eles se conectem ao servidor. Além disso, os clientes agora podem escalar facilmente suas cargas de trabalho criando até 50 servidores dentro do AWS Transfer Family em uma única conta e região da AWS, um aumento de cinco vezes no limite anteriormente suportado de 10 servidores. AWS Security Hub – 18 novos controles ao seu padrão de práticas recomendadas O AWS Security Hub lançou 18 novos controles para seu padrão de práticas recomendadas de segurança básica para aprimorar o monitoramento da postura de segurança na nuvem dos clientes. O Security Hub também adicionou 5 parceiros de integração e 3 parceiros de consultoria, o que traz o Security Hub para um total de 71 parceiros. Analytics & Machine Learning Amazon CodeGuru Profiler – Extensão da capacidade de visualizações com uma nova opção de comparação para perfil de aplicativo O Amazon Code Guru Profiler estendeu a capacidade de visualizações com uma nova opção de comparação entre dois intervalos de tempo diferentes do mesmo grupo de criação de perfil. A opção CodeGuru Profiler Compare ajuda a diagnosticar problemas em seu aplicativo para um intervalo de tempo específico de dados de criação de perfil e pode ser usada para identificar melhorias de desempenho em potencial para seu aplicativo. AWS Glue DataBrew – Suporte à gravação de dados preparados em tabelas do AWS Glue Data Catalog S3 baseadas na AWS Lake Formation O AWS Glue DataBrew agora oferece suporte à gravação de dados preparados de tarefas de receita em tabelas AWS Glue Data Catalog S3 baseadas na AWS Lake Formation. Com esse recurso, o DataBrew adota automaticamente as permissões de acesso existentes e a segurança definidas na tabela Glue Data Catalog baseada na AWS Lake Formation e sua localização no Amazon S3 associada. AWS Glue DataBrew – Suporte a transformações de formato numérico O AWS Glue DataBrew agora oferece suporte a transformações de formato numérico, incluindo configuração de precisão decimal, personalização

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações