Novidades-da-semana-15-a-19-de-fevereiro

Novidades da Semana 15 a 19 de fevereiro

Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades da última semana.

Segurança

AWS WAF – Suporte a parsing e inspeção de json no body da request
O AWS WAF adicionou suporte a parsing e inspeção de json no body da request. Isso permite ser mais específico nas regras tratando chaves e valores determinados, indo direto ao ponto e evitando falsos positivo.

Amazon Keyspaces – Compliance com PCI DSS
Amazon Keyspaces, o Cassandra gerenciado da AWS, agora é compliance com PCI DSS, mais um serviço compatível com PCI que é requisito para diversos tipos de transações financeiras.

Banco de Dados

Amazon Redshift – Recurso Query Editor aperfeiçoado
O Amazon Redshift, o banco de dados para data warehouse gerenciado da AWS, ganhou um aperfeiçoamento na feature Query Editor, onde é possível fazer queries no banco de dados diretamente pela console da AWS. Agora é permitido usar credenciais do AWS Secret Manager, as quais possuem suporte a enhanced VPC, o que torna o recurso disponível em qualquer tipo de instância. Queries que duravam 10 minutos agora podem durar até 24h.

Amazon RDS for MYSQL – Suporte a filtros na replicação
As ferramentas, RDS MySQL e MariaDB agora possuem suporte a filtros na replicação, permitindo determinar o que será (ou não) copiado para as réplicas de leitura, assim trazendo economia de espaço e tempo.

AWS Glue – Ferramenta Studio permite o uso de data sources no S3
O AWS Glue Studio agora permite uso de data sources diretamente no S3, sem a necessidade de uso do Data Catalog. Basta adicionar o caminho do S3 no Studio que ele irá inferir o schema e mostrá-lo.

Amazon ElasticSearch – Nova feature: Trace Analytics
O Amazon ElasticSearch adicionou uma nova feature no serviço: a Trace Analytics. Com ela é possível fazer tracing de aplicações distribuídas, além de possuir suporte a OpenTelemetry (projeto da Cloud Native Foundation), e sources do próprio OpenTelemetry, X-Ray, Jaeger e Zipkin.

AWS DAX – Suporte da instância do tipo t3
O AWS DAX, cache de aceleração de leitura do DynamoDB, agora suporta instância do tipo t3. A novidade traz uma gama de possibilidades com um custo menor para cache de queries noSQL. A novidade já está disponível em São Paulo.

Networking & Content Delivery

Amazon SES – Nova versão da console
O Amazon SES, serviço de e-mails transacionais da AWS, tem nova versão de sua console. Além de prometer melhor usabilidade, a console v.2 conta com novos recursos como: DKIM-based domain verification, simulador de mailbox, set de configuração default e as esperadas métricas de reputação.

AWS Direct Connect – Suporte a interfaces de 100Gbps
O AWS Direct Connect, serviço para conexão de links físicos entre onPremise e a AWS, agora suporta interfaces de 100Gbps, eliminando a necessidade de usar link agregation para essa velocidade. É importante ressaltar que a redundância continua sendo importante. A novidade ainda não está disponível no Brasil

Compute

AWS Amplify – Suporte a Flutter
O AWS Amplify, conjunto de ferramentas para desenvolvimento de front end e mobile da AWS, agora suporta Flutter, o UI developer kit open source criado pelo Google.

Amazon EKS – Suporte a OpenID Connect
O Amazon EKS, serviço gerenciado de Kubernetes da AWS, agora oferece suporte ao OpenID Connect. O que permite a autenticação no Kubernetes usando diversos identity providers compatíveis com a ferramenta.

Amazon EKS – Suporte a Kubernetes 1.9
O Amazon EKS, também anunciou suporte para a versão 1.9 do Kubernetes que traz além de correções de bugs, novas features como: Ingress API, Pod topoligy Spread, Imutabilidade no Secrets e ConfigMap. É importante destacar que a versão 1.5 (4 versões para trás), perde o suporte a partir de 3 de maio de 2021.

Outros

Amazon Workmail – Suporte a invocação de Lambda
O Amazon Workmail adicionou o suporte a invocação de lambda quando um e-mail é recebido ou enviado, trazendo uma grande flexibilidade para o serviço de mailbox corporativo, ainda pouco usado da AWS.

Amazon Elemental Media Link – Suporte de transferência de região
O Amazon Elemental Media Link, device para transmissão de áudio e vídeo da AWS, agora permite a transferência de região. O serviço ainda não está disponível em nossa região.

Amazon Elemental MediaLive – Nova funcionalidade em seu failover
Amazon Elemental MediaLive, o sub serviço da família Elemental para transmissão de áudio e vídeo ao vivo, incluiu uma nova funcionalidade em seu failover, agora é possível detectar problemas na transmissão, como perda de áudio ou quadros pretos.

Amazon EC2 – Instâncias inf1 disponível em 14 novas regiões
As instâncias inf1 do Amazon EC2, voltadas para inferência de Machine Learning, está disponível em 14 novas regiões, incluindo São Paulo.

Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog!

E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações