Novidades-da-semana-14-a-18-de-junho

Novidades da Semana 14 a 18 de junho

Por Anderson Santos

Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades das últimas semanas.

Security

AWS Certificate Manager Private – ACM Private Certificate Authority está mais flexível ao compartilhamento de CAs entre contas

O AWS Certificate Manager Private estendeu o suporte para compartilhamento de Certificate Authorities através do Resource Access Manager. Os clientes agora podem compartilhar CAs entre contas para emitir certificados de qualquer tipo. Antes era possível emitir apenas certificados do tipo TLS Client-Only ou TLS Server-Only.

AWS Key Management Service (KMS) – Novo recurso de replicação de chaves em multi região

O AWS KMS introduziu um recurso que permite replicar chaves client-side do KMS de uma região para outra. Assim você pode mover dados entre diferentes regiões sem precisar descriptografar e criptografar novamente com a chave da região de destino. Essas chaves são compatíveis com SDK, AWS S3 Encryptio e AWS DynamoDB Encryption.

Desenvolvimento

AWS Copilot – Nova versão 1.8 com melhorias em suporte a VPC e DNS

O AWS Copilot é uma CLI de comandos declarativos para iniciar e gerenciar de maneira prática aplicativos em contêineres na AWS. Ele automatiza as etapas de implantação, incluindo envio da imagem para um ECR, criação da task definition e do cluster. O serviço anunciou o lançamento da versão 1.8 com algumas melhorias no suporte a VPC e DNS.

AWS Amplify – Suporte para limites de permissões em IAM roles gerados pelo Amplify

O AWS Amplify agora tem suporte para limites de permissões em papéis IAM gerados pelo serviço. O Amplify CLI é um conjunto de ferramentas de linha de comando que ajuda os desenvolvedores de front-end a criar back-ends de aplicativos na nuvem que incluem IAM roles e controlam o acesso aos recursos da AWS. Com esta novidade, é possível definir que os IAM roles gerados pelo Amplify respeitem os limites definidos pelas políticas e limites de permissões destas roles.

Amazon Translate – Integração com CloudWatch Events e EventBridge

O Amazon Translate é um serviço gerenciado de tradução automática neural acessível e personalizável em 71 idiomas. A novidade é que agora ele está integrado com o Amazon CloudWatch Events e Amazon EventBridge. Com essa atualização é possível usar eventos do CloudWatch para monitorar o progresso e a conclusão de seus trabalhos de tradução em lote.

Amazon Lex – Suporte a slots multi-valor

Amazon Lex é um serviço para construir interfaces de conversação em qualquer aplicativo usando voz e texto. O famoso chatbot. O serviço agora conta com a função de slot de vários valores. O slot é usado para capturar respostas do usuário e a partir disso programar a réplica.

Compute & Container

AWS App Mesh Controller for Kubernetes – Nova versão 1.4.0

O AWS App Mesh Controller for Kubernetes permite configurar o AWS App Mesh diretamente pelo Kubernetes. Com este lançamento, é possível configurar o Gateway e o Roteador virtual para habilitar ou desabilitar regravação de solicitações, adicionar ou remover prefixos e editar o componente do caminho da solicitação à medida que ele entra na sua malha, assim facilitando construção de aplicações de microsserviços com arquiteturas complexas.

Amazon EC2 – Criação de AMIs crash-consistent a partir de instâncias com vários volumes EBS sem reiniciá-las

O Amazon EC2 agora permite criar AMIs crash-consistent da sua instância com vários volumes EBS sem a necessidade de reinicialização. A AMI criada manterá os dados de todas as operações de I/O concluídas de cada volume anexado à instância. Isso garante que você possa iniciar uma instância da AMI e retornar ao estado exato anterior à criação da imagem.

AWS Backup – Suporte a backups crash-consistent EBS associados a um EC2

O AWS Backup anunciou o recurso de criar por padrão backups crash-consistent de volumes do Amazon EBS associados a uma instância do Amazon EC2. Os clientes não precisarão mais interromper sua instância ou organizar múltiplos volumes do Amazon EBS associados à mesma instância do Amazon EC2, a fim de garantir a consistência do estado da aplicação em caso de falha.

Amazon EC3 – Novos valores de cobrança

Desde 11 de junho de 2021, a AWS estendeu a cobrança por segundo para instâncias do Windows Server e do SQL Server em execução no Amazon EC2. Válido para os modelos OnDemand, Reservado e Spot em execução no Amazon EC2 em incrementos com um mínimo de um minuto. Antes estas instâncias eram faturadas por hora.

Amazon EC2 – Novas propriedade de AMI

O Amazon EC2 agora possibilita especificar uma nova propriedade chamada “DepreciationTime” nas suas imagens de máquina da Amazon (AMIs) para indicar quando a AMI ficará desatualizada.

Database

Amazon RDS Aurora PostgreSQL – Suporte a novas extensões

O Amazon RDS Aurora PostgreSQL anunciou o suporte de 4 novas extensões, são elas:
pg_cron – Permite uso da sintaxe de cron para agendar comandos PostgreSQL diretamente no banco de dados
pg_bigm – Fornece capacidade de pesquisa de texto usando index 2-gram para pesquisas mais rápidas
pg_partman – Auxilia no gerenciamento de séries temporais e conjuntos de partição de tabela baseada em série
pg_proctab – Uma coleção de funções armazenadas que podem acessar a tabela de processos do sistema operacional para que as estatísticas do sistema possam ser consultadas através do banco de dados

Amazon RDS for PostgreSQL – Suporte a lista de permissões para extensões

O Amazon RDS PostgreSQL adicionou suporte a lista de extensões permitidas para fornecer aos administradores de banco de dados mais controle sobre seu uso. O RDS suporta mais de 70 extensões do PostgreSQL, com a novidade, é possível especificar quais extensões podem ser instaladas em uma instância do RDS PostgreSQL

Machine Learning

Amazon SageMaker – Feature Store com suporte a nova API BatchGetRecord

O Amazon SageMaker Feature Store é um repositório totalmente gerenciado e desenvolvido para armazenar, atualizar, recuperar e compartilhar recursos de machine learning (ML), a API BatchGetRecord oferece maior flexibilidade e maior taxa de transferência ao recuperar registros do SageMaker Feature Store. Com ela é possível acessar vários registros por chamada de API, em vários grupos de recursos mantendo baixa latência. Até então, para ler vários registros de uma vez no Feature Store, era necessário chamar a API GetRecord várias vezes e gerenciar a paralelização das chamadas de API para obter latência mais baixa.

Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog!

E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana.

*Revisado por Cassius Oliveira e Ana Carolina Fernandes

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Microsserviços

Conforme o uso de cloud computing começa a se popularizar, obtemos arquiteturas cada vez mais complexas, gerando a necessidade de atualizações frequentes e ágeis, por

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações