Os #cloudspecialists da Darede reuniram as principais novidades da semana da AWS! Confira quais são elas e como elas podem te ajudar!

Por Alan Xavier
Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades das últimas semanas.

Segurança e Governança

Amazon EMR Studio – Compliance com HIPAA e certificado pela HITRUST
O Amazon EMR Studio é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) que permite desenvolver, visualizar e depurar aplicativos de engenharia e ciência de dados escritos em R, Python, Scala e PySpark. O EMR Studio agora é elegível para o Health Insurance Portability and Accountability Act (HIPAA) e é certificado pela Health Information Trust Alliance (HITRUST).

Amazon Detective – Integração com Splunk
O Amazon Detective, em coordenação com o projeto Splunk Trumpet, lançou a capacidade de “pivotar” uma descoberta Amazon GuardDuty no Splunk diretamente para um perfil de entidade Amazon Detective para que os clientes possam identificar rapidamente a causa raiz de possíveis problemas de segurança ou atividades suspeitas.
Esse novo recurso ajudará a simplificar a análise de segurança para suas equipes de segurança e operações, permitindo uma rápida rotação do Splunk para o Amazon Detective.

AWS Network Firewall – Compliance com HIPAA
O AWS Network Firewall agora é um serviço elegível para HIPAA. Isso significa que você pode usar o AWS Network Firewall para proteger e inspecionar informações protegidas de saúde (PHI) armazenadas em suas contas.

Storage & Database

Amazon Aurora PostgreSQL – Suporte à extensão oracle_fdw nas regiões AWS GovCloud (EUA)
O Amazon Aurora PostgreSQL-Compatible Edition agora oferece suporte à extensão oracle_fdw nas regiões AWS GovCloud (EUA), o que permite que seu banco de dados PostgreSQL se conecte e recupere dados armazenados em bancos de dados Oracle. Wrappers de dados externos são bibliotecas para bancos de dados PostgreSQL que podem se comunicar com uma fonte de dados externa, abstraindo os detalhes de conexão com a fonte de dados e obtendo-osdela. O oracle_fdw é uma extensão PostgreSQL que fornece um wrapper de dados externos para acesso fácil e eficiente aos bancos de dados Oracle.

Amazon Neptune – Novos recursos de indexação não string de pesquisa de texto
O Amazon Neptune agora oferece suporte à pesquisa de novos tipos de dados, como números e datas, além de strings ao usar a integração de pesquisa de texto completo com Elasticsearch. Essa melhoria permite a replicação de valores não-string em um cluster Elasticsearch, como fornecido pelo Amazon Elasticsearch Service, para executar consultas Gremlin ou SPARQL procurando por esses valores.. Agora você pode acessar a indexação integrada do Elasticsearch por texto, longos, duplos, booleanos e datas ao consultar os gráficos de Netuno.
A indexação sem string é habilitada por padrão e disponível a partir da versão 1.0.4.2 do mecanismo. Você pode usar o início rápido para configurar a integração de pesquisa de texto completo pela primeira vez ou atualizar a integração de pesquisa de texto completo existente executando a reindexação única.

Amazon RDS para SQL Server – Suporte a MSDTC JDBC XA para SQL Server 2017 CU16 + e SQL Server 2019
O Amazon RDS para SQL Server agora oferece suporte a transações MSDTC JDBC XA. Com o MSDTC, você pode executar a transação usando o SQL Server como o gerenciador de transações usando servidores vinculados ou pode promover o MSDTC em execução no mesmo host que o aplicativo cliente para a função de gerenciador de transações.
Com este anúncio, os clientes que estão usando o SQL Server 2017 CU16 + e o SQL Server 2019 podem habilitar a configuração da opção XA para iniciar transações distribuídas de JDBC

Compute & Management

AWS Systems Manager – Change Calendar com suporte a importações de calendário de terceiros
O Change Calendar, é um recurso do AWS Systems Manager e agora oferece suporte à importação de calendários de terceiros, como do Microsoft Outlook, permitindo que você visualize todos os seus eventos centralmente e controle quais alterações podem ser feitas nos recursos da AWS durante esses eventos. Usando o Change Calendar, você pode agendar eventos de calendário para controlar as alterações feitas em seus recursos da AWS durante eventos, como promoções de marketing, por exemplo.

Amazon Elastic Kubernetes Service – Novo recurso Anywhere disponível
A AWS lançou o Amazon Elastic Kubernetes Service Anywhere, uma nova opção de implantação para Amazon EKS que permite aos clientes criar e operar clusters Kubernetes em infraestrutura gerenciada pelo cliente, com suporte da AWS.
O Amazon EKS Anywhere ajuda a simplificar a criação e a operação de clusters Kubernetes locais, ao mesmo tempo que fornece ferramentas para automatizar o gerenciamento de cluster.

AWS Firewall Manager Automations for AWS Organizations – Versão 1.1 disponível
O AWS Firewall Manager Automations para AWS Organizations permite que você configure e gerencie as regras de firewall de maneira centralizada em todas as suas contas e recursos no AWS Organizations. Esta solução lançou uma nova versão 1.1 e é uma implementação de referência para automatizar o processo de configuração das políticas de segurança do AWS Firewall Manager. Esta solução substitui a solução AWS Centralized WAF e VPC Security Group Management.

Amazon Elasticsearch Service – O serviço agora se chama Amazon OpenSearch Service
O Amazon Elasticsearch Service tem um novo nome: Amazon OpenSearch Service. Essa mudança coincide com a adição do suporte ao OpenSearch 1.0 e permite executar e dimensionar clusters OpenSearch e Elasticsearch (até a versão 7.10) no Amazon OpenSearch Service além de obter os mesmos benefícios do Amazon Elasticsearch Service.
OpenSearch 1.0 é um conjunto de pesquisa e análise de código aberto voltado para a comunidade, derivado do Elasticsearch 7.10.2 e Kibana 7.10.2 licenciado pelo Apache 2.0. Ele consiste em um mecanismo de pesquisa, OpenSearch, e uma visualização e interface de usuário, OpenSearch Dashboards.

Amazon OpenSearch Service – Novo recurso OpenSearch Dashboards Notebooks
O Amazon OpenSearch Service agora oferece suporte a OpenSearch Dashboards Notebooks, um novo recurso que permite que os usuários do OpenSearch desenvolvam relatórios avançados de forma interativa e colaborativa, apoiados por dados e consultas ao vivo.

Amazon OpenSearch Service – Suporte a fluxos de dados com OpenSearch 1.0
O Amazon OpenSearch Service agora oferece suporte a fluxos de dados para ajudar a simplificar o gerenciamento de dados de série temporal, como logs, métricas e rastreamentos. Os fluxos de dados abstraem os índices subjacentes necessários para os dados de série temporal, o processo de rollover e as otimizações necessárias para gerenciar e consultar dados baseados em tempo com eficiência, reduzindo a sobrecarga operacional.

Amazon EKS – Connector em visualização pública
O Amazon Elastic Kubernetes (Amazon EKS) agora permite que você conecte qualquer cluster Kubernetes em conformidade ao AWS e visualize-o no console do Amazon EKS

Amazon OpenSearch Service – Suporte a Transformações de Índice
O Amazon OpenSearch Service agora oferece suporte a transformações de índice que permitem aos clientes extrair informações significativas de grandes conjuntos de dados e armazenar visualizações resumidas em novos índices. O que permite obter novos insights, analisar mais a fundo e visualizar tendências do novo índice de resumo.

Outros

AWS Local Zone – Novas regiões
A AWS anunciou a disponibilidade geral de novas zonas locais da AWS em Chicago, Kansas City e Minneapolis. Os clientes agora podem usar essas novas zonas locais para fornecer aplicativos que requerem latência de um milissegundo de um dígito para usuários finais ou para instalações locais nessas três áreas metropolitanas.

Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog!

E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana.

*Revisão de Cassius Oliveira e Ana Carolina Fernandes

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Novidades da Semana – 17 a 21 de maio

Por Cassius Oliveira Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades das últimas semanas. Sergurança & Governcança AWS Control Tower – Nova versão v2.1 do Costumizations for AWS Control Tower O Costumizations for AWS Control Tower é uma implementação de referência que facilita a criação das suas próprias proteções e integrações com o serviço AWS Control Tower. E anunciou sua nova versão v2.1 que adicionou mais otimizações de escalabilidade e melhorou sua compatibilidade com AWS CodeBuild. Amazon RDS – Data API com suporte a FIPS 140-2 O Amazon RDS Data API agora oferece suporte a endpoints validados para FIPS 140-2 (Federal Information Processing Standard). AWS Premium Support – Lançamento de runbooks de fluxo de trabalho de automação de suporte (SAW) O AWS Premium Support lançou runbooks de fluxos de trabalho de automação de suporte (SAW) para permitir o diagnóstico de autoatendimento e a correção para clientes da AWS. Compute AWS Compute Optimizer – Suporte a recomendações do Amazon EBS e do AWS Lambda O AWS Compute Optimizer agora oferece suporte à exportação de volume do Amazon EBS e recomendações de tamanho de memória de função AWS Lambda como arquivos csv para o Amazon S3. AWS License Manager – Recurso que fornece relatórios de uso de licenças O AWS License Manager agora permite a obtenção de snapshots periódicos de seu uso de licença em todas as suas contas AWS, armazenando esses relatórios diretamente em seu bucket do S3. A partir disso é possível utilizar esses relatórios para rastrear o uso histórico, gerenciar a conformidade e reduzir os gastos com licenciamento, contabilizando o uso máximo da licença. AWS Application Cost Profiler – Novo serviço A AWS anunciou o AWS Application Cost Profiler, um novo serviço gerenciado que permite visualizar o custo distribuído dos recursos da AWS para aplicações de software compartilhadas por vários usuários. Amazon EKS – Add-Ons suporta CoreDNS e kube-proxy O Amazon EKS adicionou o recurso de instalar e gerenciar as ferramentas CoreDNS e kube-proxy dentro de sua console, além do suporte para o plugin do Amazon VPC CNI. Assim facilitando a definição de clusters consistentes do Kubernetes e de sua atualização através do EKS. Amazon EMR on EKS – Disponível em São Paulo O Amazon EMR on EKS é uma ferramenta que permite automatizar o provisionamento e gerenciamento de grandes estruturas de dados Open-Source no EKS e agora está disponível na região de São Paulo. Analytics Amazon Cloudwatch – Application Insights com suporte a monitoramento de containers O Amazon Cloudwatch Application Insights anunciou a possibilidade monitorar suas aplicações do Amazon ECS, Amazon EKS e do Kubernetes on EC2, assim permitindo adicionar recursos como alarmes, além de coletar métricas, telemetria, dentre outras ferramentas de monitoramento do funcionamento de aplicações que rodam em containers na AWS. Amazon EventBridge – Suporte para compartilhamento de eventos entre barramentos na mesma conta ou região O Amazon EventBridge agora pode ser configurado para enviar e receber eventos entre barramentos na mesma conta e região da AWS, para assim ser possível agregar todos os seus eventos de diferentes barramentos em um único recurso. AWS Step Functions – Suporte a eventos personalizados para o Amazon EventBridge O AWS Step Functions agora oferece suporte para integração com o Amazon EventBridge, assim possibilitando o envio de eventos personalizados de fluxos de trabalhos para um barramento de eventos do EventBridge sem escrever código personalizado. Database & Operations Amazon DynamoDB – Global Tables com suporte a AWS CloudFormation O Amazon DynamoDB Global Tables, agora oferece suporte a AWS CloudFormation, o que permite criar tabelas globais e gerenciar sus configurações com modelos do CloudFormation. AWS Load Balancer – Nova versão 2.2 do Controller O AWS Load Balancer Controller lançou uma nova versão que suporta a segmentação de instâncias de NLB. AWS CloudFormation – Guard 2.0 com disponibilidade geral O AWS CloudFormation anunciou disponibilidade geral da ferramenta Guard 2.0. Assim tornando o Guard uma ferramenta de avaliação de políticas como código de uso geral. AWS App Runner – Novo recurso A AWS anunciou o AWS App Runner um novo serviço de aplicações de container totalmente gerenciado que torna mais fácil para os clientes, sem qualquer contêiner anterior ou experiência em infraestrutura, criar, implantar e executar APIs e aplicações da Web em contêineres, em apenas alguns cliques. Amazon EKS – Suporte para versão 1.20 do Kubernetes O Amazon EKS e EKS Distro agora oferece suporte para a versão 1.20 do Kubernetes, o que incluem os recursos RuntimeClass e Limites de ID do processo atingindo o status estável, prioridade e imparcialidade de API sendo ativada por padrão e kubectl debug atingindo o status beta. AWS Copilot – Versão 1.7 com suporte para o AWS App Runner O AWS Copilot anunciou a disponibilidade geral da versão 1.7, o que permite implantar facilmente serviços da Web baseados em solicitações com o AWS App Runner além do Amazon ECS. AWS Amplify – Hosting com suporte a SSR O AWS Amplify Hosting agora oferece suporte à implantação e à hospedagem de aplicações renderizadas do lado do servidor (SSR) criados com a estrutura Next.js com configuração zero. AWS Application Migration Service – Disponível A AWS anunciou a disponibilidade geral, um novo serviço que permite que as organizações movam aplicações para a AWS sem fazer alterações nas aplicações, em sua arquitetura ou nos servidores migrados. Outros AWS Elemental MediaConnect – Suporte a CDI e JPEG XS O AWS Elemental MediaConnect agora oferece suporte a AWS CDI o que permite criar fluxos de trabalho de vídeo não compactados na Nuvem AWS, além de suportar a entrada e saída de vídeos JPEG XS. Amazon EC2 – Auto Scaling apresenta novo recurso O Amazon EC2 Auto Scaling apresentou um novo recurso, o Preditive Scaling, o que permite dimensionar de forma proativa seu grupo de Auto Scaling, preparando-o para demandas futuras. Amazon Elasticsearch Service – Novo nível de

Grupo GCB S.A revolucionando o mercado financeiro em união com a AWS

Da área financeira de atuação comum, o Grupo GCB passou a buscar escalabilidade e inovação, através do uso intensivo de tecnologia e fortalecendo a parceria da AWS. Hoje, conta com um motor de originação e distribuição de crédito 100% digital que opera 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Novidades da Semana – 01 a 05 de fevereiro

Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades da última semana. Segurança e Governança AWS Systems Manager – Recursos de configuração pré e pós instalação de patches O Patch Manager, recurso do AWS Systems Manager, adicionou a capacidade de configurar ações para ser realizadas antes e depois da instalação de patches em uma instância gerenciada. Amazon CloudWatch – Synthetics suporta Amazon API Gateway em API blueprint O Amazon CloudWatch Synthetics adicionou suporte para criar canaries para APÌs do Amazon API Gateway usando API blueprint. Amazon Macie – Anúncio de novos recursos O Amazon Macie, serviço de segurança e privacidade de dados totalmente gerenciado que usa machine learning, anunciou novos recursos para a ferramenta, como suporte para escanear Jobs em buckets de múltiplas contas do Amazon S3, melhor visibilidade em estimativa de custos, entre outros. Amazon GuardDuty – Inclui o recurso de machine learning O Amazon GuardDuty incluiu a funcionalidade de machine learning para aprimorar a detecção de ameaças. Compute & Networking AWS Lambda – Suporte a Node.js 14 A ferramenta Node.js 14 agora é suportada pelo AWS Lambda, assim trazendo para os serviços alguns recursos como diagnósticos aprimorados, modificações de APIs dos fluxos, aumento de performance, entre outros. Amazon VPC – Suporte a configuração de DNS reverso para IPs elásticos O Amazon VPC facilitou a configuração de DNS reversos para endereços de IP elásticos. AWS X-Ray – Insights disponível de forma geral O AWS X-Ray anunciou a funcionalidade de insights que auxilia a descobrir de forma proativa problemas em suas aplicações usando o recurso de detecção de anomalias está disponível para todos os usuários. Database & Storage Amazon RDS for Oracle – Suporte a Oracle Application Express (APEX) version 20.2 O Amazon RDS for Oracle agora suporta a versão 20.2 do Oracle Application Express (APEX), permitindo que desenvolvedores construam aplicações diretamente de um browser. Amazon S3 – Suporte a AWS PrivateLink O Amazon S3 agora oferece suporte ao AWS PrivateLink, o que permite um acesso direto ao serviço através de um endpoint privado. Amazon S3 – Batch Operations adiciona suporte de apagar tags de objetos Agora é possível utilizar o recurso Delete Object Tagging, que permite apagar tags de diversos objetos usando o Amazon S3 Batch Operations. Amazon Redshift – Aumento de performance em diversas regiões O Amazon Redshift aumentou o desempenho de cold queries (2x mais rápidas) em diversas regiões, incluindo São Paulo. Amazon EFS – Triplicou o throughput de leitura O Amazon Elastic File System agora permite throughput de leitura até 3x maior no seu sistema de arquivos, uma alteração de 100 MB/s para 300 MB/s. Outros AWS Elemental MediaLive – suporte a VPC Outposts Agora é permitido configurar o AWS Elemental MediaLive, serviço que possibilita a criação de streaming em alta qualidade, em sua própria VPC. AWS Launch Wizard – Configuração de agrupação em clusters RHEL e SLES O AWS Launch Wizard agora permite a configuração de agrupação em clusters do Red Hat Enterprise Linux (RHEL) e do SUSE Linux Enterprise Server (SLES) para alta disponibilidade de aplicativos SAP. Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog! E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana.

On Premises vs Cloud

Por Cassius Oliveira Hoje em dia toda empresa precisa ser de alguma forma uma empresa de tecnologia, independentemente de seu tamanho e do setor de atuação, tudo isso graças aos diversos recursos e soluções de tecnologia presentes no mercado. Ferramentas estas que tem a capacidade de aumentar a eficiência e produtividade do negócio, assim gerando um valor empresarial cada vez maior, o que torna o processo de decisão entre um ambiente On Premises e Cloud Computing totalmente complexo, visto que existem muitos fatores a serem considerados. De forma prática, a diferença entre esses dois tipos de infraestrutura está essencialmente onde seu hardware, software e suas aplicações residem. Em uma estrutura On Premises todos seus recursos são mantidos em uma infraestrutura local, podendo ser gerenciada pela sua equipe de TI interna ou por terceiros. Já um ambiente em cloud todos esses recursos são alocados em um servidor virtualizado e mantido por alguma plataforma de serviços em cloud, como a Amazon Web Services, Microsoft Azure, Google Cloud, entre outras. On Premises Seja em um ambiente em cloud, ou em uma estrutura On Premises, a maior preocupação de uma empresa deverá estar na segurança de seus dados. Por ser mais tradicional, ao escolher uma infraestrutura local pode-se trazer mais segurança para aqueles que ainda não domina o uso de nuvem, e possuem receio das novidades que a tecnologia em cloud pode proporcionar. Aqui os dados e informações estão inteiramente sob responsabilidade da empresa e da equipe de TI, que consequentemente deverá ser maior para realizar o gerenciamento e manutenção de toda infraestrutura. Mas é importante saber que as responsabilidades por segurança, estão também todas nas mãos dos mantenedores da estrutura. Uma das principais vantagens desse modelo é o controle maior da estrutura de TI da empresa, desde a escolha do software adquirido até a escolha de hardwares e ferramentas que irão compor o ambiente, além de uma equipe totalmente alocada dentro das operações da empresa proporcionando uma interação muito mais intensa e dedicada a manutenção dos processos da companhia. Algumas desvantagens desse tipo de estrutura está diretamente aos gastos para manter e gerenciar todos esses recursos, fazendo com que sua empresa tenha que possuir uma extensa equipe de tecnologia a disposição, além de outros custos invisíveis e até inesperados, principalmente se houver a necessidade de contratar um servidor adicional em um eventual aumento de demanda, além de perda de dados em caso de problemas na estrutura. Outras desvantagem dizem respeito ao tempo de reação as mudanças novas demandas, além do tempo e indisponibilidade em função de serviços sem proteção, falhas de energia, além da quantidade menor de funcionalidades em plataformas de nuvem, o que faz com que o seu negócio possa ficar de alguma forma para trás de outras empresas. Participe do programa Darede Assessment e receba uma análise gratuita de sua estrutura de TI! Cloud Computing Já uma das grandes vantagens de um ambiente em cloud está na economia. Aqui é possível pagar de acordo com sua necessidade e demanda, sendo possível aumentar e diminuir recursos conforme os objetivos de sua empresa. Além disso, os gastos de manutenção do servidor físico são inteiramente descartados, uma vez que, como já abordado, a estrutura em cloud trabalha em servidores e serviços “virtualizado” o que dá liberdade para sua empresa possuir uma equipe TI mais enxuta. De acordo com pesquisa do IDC, a redução dos custos da operação, após implementar um ambiente em cloud, pode chegar a 64%. Os processos de um ambiente em cloud também geram benefícios para equipe de TI da empresa, uma vez que segundo a mesma pesquisa mencionada anteriormente, a capacidade de maior automação e eficiência nas atividades operacionais, como a criação de máquinas virtuais, por exemplo, geram um aumento de produtividade de 41%, permitindo assim mais eficiência na estrutura como um todo. Já na parte da segurança, um ambiente em cloud diminui as chances de perda de dados, uma vez que caso uma instância pare de funcionar, é possível, através de um plano de Disaster Recovery, recuperar essas informações em outro lugar de forma rápida. Além disso, as plataformas de serviços em cloud dispõem de uma variedade de serviços capazes, por meio de diversas tecnologias, evitar falhas e vulnerabilidades no sistema, assim o deixando mais seguro. Entenda qual é a nuvem ideal para seu negócio! Por ser relativamente novo, um ambiente em cloud pode trazer algumas desconfianças, mas ao analisar com cuidado, ele pode trazer diversos benefícios a sua empresa, desde uma maior otimização dos gastos, até na capacidade de aumentar e diminuir instâncias diretamente de acordo com sua demanda. Conforme a tecnologia avança, essa estrutura pode ser mais interessante para sua empresa em uma visão a longo prazo.

Entendendo Docker

O Docker é uma das melhores plataformas para o deploy de uma aplicação. Para entender sua funcionalidade, confira esse artigo em nosso blog!

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações