Novidades AWS Outros Temas - 30 de abril a 30 de maio

Novidades da AWS: Outros temas – 30 de abril a 30 de maio

Os #cloudspecialists da Darede reuniram as principais novidades da AWS! Confira quais são elas e como elas podem te ajudar!

07/06/2022
Por Thiago Marques
Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as últimas novidades sobre temas variados!

AWS Marketplace – Novo recurso de envio de dados por e-mail

Agora o AWS Marketplace envia dados como Agreement ID, Offer ID e Customer datails por email (SNS) para o ‘vendedor’ do produto na plataforma. Dessa forma, agora é possível utilizar dessas informações para realizar integrações mais interessantes para o negócio.

AWS Step Functions – Novos recursos

O serviço de máquina de estado da AWS, vulgo Step Functions lançou novos recursos de observabilidade, o que na prática oferece mais poder para visualizar, auditar e analisar falhas na execução do fluxo.
Agora além da visualização de fluxo padrão que já existia, você consegue graficamente visualizar em qual ponto o erro esta, e até ver em forma de tabela as execuções (e os logs delas).

Amazon CloudWatch – Suporte a Amazon Managed Service for Prometheus

Agora você pode utilizar o CloudWatch para monitorar o Managed Services for Prometheus, que é basicamente o serviço gerenciado da AWS para o Prometheus.
Ressaltando, o Prometheus é um projeto da CNF com foco em monitoramento, e muito utilizado para ambientes de contêiners. Já MS for Prometheus, é uma solução serveless, disponível em mult-AZ além de replicar dados entre 3(três) AZ na mesma região. Ele trabalha exclusivamente com cluster de containers rodando EKS e ambiente Kubernetes, contudo ainda não disponível em São Paulo.

Amazon Managed Service for Prometheus – Disponível na região da Europa
https://aws.amazon.com/about-aws/whats-new/2022/05/amazon-managed-service-prometheus-now-available-europe-london-region/
E agora o Amazon MS for Prometheus está disponível na região de Londres, adicionando assim a cidade ao seleto grupo que já conta com Ohio, N. Virginia, Oregon, Singapura, Sydney, Tokyo, Frankfurt, Irlanda e Estocomo.

AWS Distro for OpenTelemetry – Suporte a métricas

O ADOT, ou AWS Distro for OpenTelemetry é uma customização da AWS para o OpenTelemetry. Esse é um software que faz parte da CNCF, e prove diversas bibliotecas e APIs para coleta e distribuição de rastreamento de métricas de uma aplicação.
Lançado em 2019 o ADOT já tinha integração com o X-Ray, o que compunha em conjunto com outras ferramentas como o OpenSearch uma solução interessante de APM.
Com essa novidade as métricas coletadas pelo ADOT agora podem ser integradas com o Cloudwatch, Amazon MS for Prometheus ou outra ferramenta que suporte o OpenTelemetry Protocol (como o Grafana, Splunk e etc).

AWS Secrets Manager – Suporte a métricas do Amazon CloudWatch

Agora conseguimos utilizar o cloudwatch para visualizar métricas de utilização dos segredos no secrets manager. Com isso conseguimos melhor o ciclo de PDCA (plan/do/check/act) nos segredos, fazendo a validação se estamos ou não utilizando.

Amazon SageMaker Notebook – Suporte a instâncias ml.g5 instance family, e Python 3.8 kernels

O Amazon SageMaker notebook agora suporta instancias g5. Essa nova geração de processadores GPU da NVIDIA tem 2x mais GPUs que a anterior, e uma NVMe de até 7.6TB (a anterior tinha 900GB).
Adicionalmente essa nova versão já tem suporte ao python 3.8 kernel. Essa atualização acaba sendo interessante para novos passos e novos patches para utilização do jupyter.

Amazon Comprehend – Detecção de 14 novos tipos de identidade

O Comprehend é o serviço da AWS que faz processamento de linguagem natural com machine learning, ou em português claro: ele analisa um texto, e procura dados que são sensíveis.
Isso é útil por exemplo, se você quer que no seu sistema de tickets todos os dados de usuário e senha sejam omitidos, antes de ir para uma solução de index de pesquisa.
Com essa novidade agora ele suporta mais 14 tipos de entidade, como número individual de identificação fiscal (EUA), número do seguro nacional (Reino Unido) e até o código SWIFT.

Amazon Rekognition – Lançamento da Face APIs versão 6 FaceAPI

O Rekognition é o serviço da AWS que faz análise e reconhecimento de imagens e vídeos com machine learning (contudo você não precisa ter nenhum conhecimento em ML para utilizar o serviço).
Com o lançamento da versão 6 do FaceAPI, ele reduziu em 70% da latência para detecção, além de aumentar a precisão da detecção, comparação e procura por características.

Amazon Lex – Suporte a reconhecimanto de frases inteiras

Com essa novidade o serviço Lex da AWS (que prove reconhecimento de voz e linguagem) consegue reconhecer frases inteiras para utilização em integrações.
Por exemplo, ao integrar com sua URA o usuário poderia simplesmente dizer : Quero falar com o Thiago Marques, e com essa característica, a URA já chamaria o ramal do Thiago diretamente.

Amazon Lex – Suporte a vocabulário personalizado

A partir do início de maio, o LEX já suporta vocabulários customizados, o que abre margem para diversas possibilidades, como nome de produtos e serviços.
Essa novidade possivelmente é o motor que garantiu a novidade anterior da Lex, e atualmente só suporta inglês US e UK.

Amazon MQ – Suporte a RabbitMQ versão 3.8.30

Agora o Amazon MQ, que é o managed services da AWS para o RabbitMQ já suporta versões 3.8.30 e a versão 3.9.19.
Caso você esteja utilizando a versão 3.8.27 é recomendado fortemente que faça a atualização para correção de patches de segurança (é possível fazer a atualização automaticamente com a feature de upgrade).

Amazon Kendra – Suporte a documentos de repositório Jira

O Kendra é um serviço da AWS capaz de indexar informações de diversas fontes de dados utilizando machine learning, e com essa novidade ele adiciona a capacidade de indexar também repositórios do Jira, deixando assim a correlação muito mais inteligente e eficiente.

Amazon Interactive Video Service – Lançamento de novas edge locations

O IVS é o serviço de streaming de vídeos da AWS, que assume todo o serviço de infra e software para transmissão de vídeos, transmitindo lives com baixa latência.
Com essa novidade agora a AWS lança dois novos edge locations em Buenos Aires e Santiago.
Além dessa novidade a AWS também atualizou os preços da utilização do serviço para America do Sul, que hoje já é o terceiro mais barato do mundo (perdendo apenas para America do Norte e Europa).

Amazon Managed Blockchain (AMB) – Suporte a Goerli Testnet for Ethereum

O AMB é o serviço de blockchain gerenciado de blockchain da AWS, que atualmente possui suporte a duas estruturas o HyperLedger Fabric (criado pela Linux Fundations em 2015) e a Ethereum.
Assim o foco principal do serviço é servir como plataforma gerenciada de smart contracts contrato inteligentes, e o serviço abstrai toda a necessidade de criação de hardwares, softwares, gerenciamento etc., deixando para o cliente a ‘responsabilidade’ apenas de usar a blockchain.
A novidade aqui é que agora o AMB suporte o GoErli Testnet para Ethereum, que é uma das formas de testes na beacon chain para o suporte no ethereum 2.0 no The Merge.

Quer saber as últimas novidades da AWS? Leia nosso blog!

E acompanhe toda segunda-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da AWS.

foto-thiago-marques

Thiago Marques
Technical Account Manager
thiago.marques@darede.com.br

Technical Account Manager da Darede, formato em Rede de Computadores, e pós graduado em Segurança da Informação. Possui ampla experiência em Datacenters e Service Providers, além de ser um entusiasta em DevOps e mercado financeiro.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

DevOps

Por Cassius Oliveira Muitos pensam que essa é uma das maiores novidades no mundo da TI, outros já afirmam que é algo que sempre aconteceu

Arquitetura Docker

Por Thiago Marques O pai ta on!! Até agora entendemos o que é um container, como o Docker funciona sob esse modelo e como utilizar

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações