banner-blog-Novidades-da-AWS-Data---1-de-março-a-18-de-abril

Novidades da AWS: Data – 1 de março a 18 de abril

Os #cloudspecialists da Darede reuniram as principais novidades de Data da AWS! Confira quais são elas e como elas podem te ajudar!

25/04/2022
Por Luana Farinazzo

Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as últimas novidades sobre Data!

Amazon RDS for Oracle e for SQL Server – Suporte às instâncias M6i and R6i

Os Bancos de dados Oracle e SQL Server no Amazon RDS agora suportam instâncias M6i e R6i. Estas novas instâncias, além de trazerem os ganhos ao utilizar o AWS Nitro System, chegam em um novo tamanho (32xlarge: 128 vCPU e 512 GB memória para M6i e 1.024 GB de memória para R6i).

Amazon Redshift – Suporte a RBAC

O Amazon Redshift agora suporta o recurso de controle de acesso através de roles(RBAC), facilitando a gestão do controle de acesso, podendo ser concedido a nível de objeto, coluna e sistema. Foi introduzido também algumas roles com permissões pré definidas, como DBA, Operator, Security Admin etc.

Amazon Redshift – Integração nativa com Microsoft Azure Active Directory e Microsoft Power BI

Em complemento ao suporte para RBAC, o Amazon Redshift passou a ter a possibilidade de integração nativa com o Microsoft Azure AD. Para isso, após registrar o Azure AD como um IdP(Identity Provider), deve-se criar as roles no Banco de Dados com os mesmos nomes dos grupos do IdP e conceder as permissões necessárias às roles.
Ainda é possível realizar a autenticação nativa via PowerBI, ou drivers JDBC/ODBC para outras ferramentas.

Amazon DocumentDB (Compatível com MongoDB) – Performance Insights disponível em preview

O Performance insights, uma poderosa ferramenta utilizada para analisar/monitorar carga e desempenho de Banco de Dados, agora está em preview para o Amazon DocumetDB. É necessário habilitar a utilização desse recurso. A disponibilidade atual é para as instâncias do tipo r4, r5, r6g, t3 e t4g.

Amazon RDS for SQL Server – Suporte a SQL Server Agent job replication

O SQL Server no Amazon RDS passou a suportar replicação do Agent Job entre a instância primária e a secundária em um cenário de Multi-AZ. Com isso, a criação, modificação ou deleção do Agent Job na instância primária é automaticamente replicada para a secundária.

Amazon RDS Proxy – Suporte a PostgreSQL major version 13

Com o Amaozn RDS Proxy é possível reutilizar conexões com o Banco de Dados, aumentando a eficiência em casos de aplicações que frequentemente abrem e fecham conexões com o banco de dados, possuem workload imprevisível, ficam por muito tempo com idle, etc. Agora esta opção está disponível para o RDS PostgreSQL e Aurora PostgreSQL na versão 13.

AWS Glue DataBrew – Suporte a arquivos em formato ORC como entrada

Os arquivos em formato ORC(Optimized Row Columnar) podem ser utilizados como entrada para limpeza e transformação no AWS Glue DataBrew, uma ferramenta de preparação de dados totalmente gerenciada.

Amazon Aurora PostgreSQL – Suporte a Foreign Data Wrapper for Microsoft SQL Server e bancos de dados Sybase

A funcionalidade Foreign Data Wrapper do PostgreSQL possibilita o acesso à dados externos em SGBDs como Oracle, MySQL, entre outros, agora é suportado pelo Aurora PostgreSQL para acessar os bancos de dados Sybase e Microsoft SQL Server.

Amazon RDS Free Tier – Adição de instâncias db.t3.micro, AWS Graviton2-based db.t4g.micro e, todas as regiões comerciais

O Free tier do Amazon RDS, que antes só poderia ser utilizado com instâncias do tipo db.t2.micro, agora recebe mais duas possibilidades de instância: a db.t3.micro e a db.t4g.micro, esta última dando a possibilidade de experimentar as vantagens de uma instância graviton.
Lembrando que o free tier de RDS se aplica ao uso de até 750 horas mensais por 12 meses, incluindo 20 GB de storage SSD e 20 GB para backups automatizados e snapshots.

Amazon RDS – Novos custos de Storage, IOPS and backup features

O Cost Explorer e o Cost and Usage Reports (CURs) agora trazem mais detalhes sobre o custo do consumo de IOPs, storage e backup de RDSs.

Amazon DynamoDB – Novo recurso de limite de itens processados por operações com PartiQL

É possível, a partir de agora, controlar melhor o consumo do Amazon DynamoDB limitando o número de itens processados por operações com PartiQL, o qual é uma linguagem compatível com SQL e realiza todas as operações DML: select, insert, delete e update.

Amazon RDS for Oracle – Suporte a Oracle Database 21c

O Oracle Database 21c agora está disponível para uso no Amazon RDS. Esta nova versão do Oracle 21c tornou obrigatório o uso de arquitetura CDB (container databases), portanto, para fazer o upgrade de versão para 21c é necessário que a versão do RDS atual já esteja em 19c e rodando em arquitetura multitenant.

Quer saber as últimas novidades da AWS? Leia nosso blog!

E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da AWS.

foto-luana-farinazzo

Luana Farinazzo
Technical Account Manager
luana.farinazzo@darede.com.br

Luana Farinazzo atua como Technical Account Manager, e tem vasta experiência com Tecnologia da Informação trabalhando na função de Project Manager, SDM , pré-vendas, entre outros. Ela também possui diversas certificações sendo a última AWS Solutions Architect Associate.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

O que é DockerFile?

Continuando nossa série sobre Docker e containers, nosso #cloudspecialist Thiago Marques está de volta para explicar o conceito de DockerFile

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações