CASES

Darede usa o Well-architected e ajuda a 4asset, um ISV, a comercializar seus aplicativos no AWS marketplace

Quem é a 4Asset?

Criada em 2018, com sede em Florianópolis, Santa Catarina, a 4Asset é uma empresa que atua na área de inteligência de ativos imóveis, nas áreas de governança fundiária,  socioambiental, patrimonial e regulatória. A empresa oferece produtos e serviços com o foco em entrega de soluções de gestão completas durante o ciclo de vida do empreendimento de seus clientes, auxiliando a dinamização do dia a dia da empresa e tendo como principal aliado a inovação digital, a qual rege suas soluções.

A base na qual sua equipe trabalha para desenvolver as aplicações e soluções tem como foco quatro pilares essenciais, com conceitos similares com os da AWS, sendo eles: eficiência operacional, governança regulatória, governança de ativos imobiliários e governança ambiental.

Apesar de relativamente novos no mercado, com uma presença de pouco mais de 4 anos, a 4Asset já possui participações significativas nos setores de energia, mineração, óleo & gás e infraestrutura, gerenciando:

·         47% dos geradores de energia

·         53% dos transmissores de energia

·         51% dos parques de energia eólica

·         60% da mineradores

Desafio

A procura pela modernização de suas aplicações, velocidade de inovação e peloaumento de capacidade e expansão de vendas foram os principais motivadores para que a 4Asset procurasse a AWS. Graças a essa parceria, a 4Asset alcançou um time-to-market (conhecido no mercado como o tempo que é gasto para se idealizar, desenvolver, produzir e colocar um produto a venda) mais rápido para seus produtos.

Tão importante quanto a agilidade, a segurança de toda a infraestrutura na nuvem é uma grande preocupação da empresa. Para isso, a 4Asset se tornou parceira ISV da AWS, visando capacitação e implementação das melhores práticas relacionadas ao desenvolvimento de aplicações na nuvem, além da possibilidade de comercialização de suas aplicações no marketplace da AWS.  Um dos pré-requisitos para isso é a conformidade com o AWS Well-Architected Framework, conhecido como as melhores práticas relacionadas a confiabilidade, alta disponibilidade, segurança, eficiência operacional e otimização de custos na nuvem.  Elas se tornam necessárias e essenciais para que se ateste que o meio ao qual se está produzindo seja seguro e eficaz.

A problemática do case está nesse ponto e a Darede foi convidada para realizar um entendimento sobre as aplicações usando o AWS Foundational Technical Review contido no AWS Well-Architected Framework.

Solução

Foi utilizando o Well Architected Tool que a Darede conseguiu mitigar todos os pontos necessários para ter sucesso nesse projeto. Mas afinal, o que é e como funciona essa ferramenta?

Divido em três pontos principais, temos:

1.       Definição de Carga de Trabalho

·         Sendo uma carga de trabalho simples ou complexa, é preciso estabelecer como ela será para o projeto.

2.       Condução de Revisão da Arquitetura

·         Após a escolha de como será o workloads, a revisão da infraestrutura é feita com base nas boas práticas da AWS. Essa análise nada mais é do que responder a perguntas básicas sobre o ambiente.

3.       Aplicação das práticas recomendadas

·         Quando a análise termina, é feita uma listagem dos problemas encontrados, junto a uma série de orientações detalhadas de como proceder para mitigar esses problemas e promover melhorias. É possível gerar um documento PDF com um apanhado de todas as perguntas realizadas e suas soluções.

A Lente de FTR do AWS Well-Architected inclui as melhores práticas de segurança, confiabilidade e excelência operacional, representando os requisitos de práticas recomendadas necessários para a associação à Rede de parceiros da AWS

Resultado

Graças ao trabalho realizado pela Darede, a 4Asset reorganizou sua infraestrutura e seus processos seguindo as melhores práticas. Além disso, criou várias camadas de segurança de suas cargas de trabalho, implementando a segurança em várias camadas, criptografia em repouso e em trânsito, políticas coorporativas de segurança, entre outros, o que resultou na mitigação de 100% das recomendações indicadas pela Lente de FTR do AWS Well-Architected. Além disso, aumentando o SLA de disponibilidade de suas aplicações para 99,99%, otimizou a velocidade de entrega de software com a automatização dos processos de CI/CD. Como resultado de todas essas ações a 4Asset foi aprovada no FTR e alcançou o nível de Parceira Validada pela AWS.

CONHEÇA OUTROS CASES

A Darede atuou no Banco Semear e conseguiu maximizar a performance do ambiente, conseguindo trazer mais confiabilidade e disponibilidade dos serviços AWS.

Confira a ação da Darede no Grupo Jacto na modernização de seus ambientes na nuvem AWS, assim garantindo mais segurança e produtividade.

Da área financeira de atuação comum, o Grupo GCB passou a buscar escalabilidade e inovação, através do uso intensivo de tecnologia e fortalecendo a parceria da AWS. Hoje, conta com um motor de originação e distribuição de crédito 100% digital que opera 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Confira a atuação da Darede na 4Asset, um ISV, ao ajudar a empresa a comercializar seus aplicativos no AWS marketplace.

Entenda o trabalho da Darede na MIrae Asset ao atualizar o ambiente para alcançar o melhor custo benefício do uso do Microsoft Exchange Server.

Parceria entre AWS e Darede fortalece infraestrutura do Open Finance Brasil, por meio da definição de melhores práticas e arquitetura segura

Confira o trabalho da Darede ao atualizar toda infraestrutura da Monouso para comportar suas demandas que estavam em constante crescimento.

logotipo-banco-master

Veja a atuação da Darede no Banco Master ao utilizar os serviços do AWS Workspaces

Veja a atuação da Darede no Banco ABC!

Entenda de forma prática e simplificada a atuação da Darede no case da FlightMarket. Veja como auxiliamos a empresa em sua jornada para cloud.

A Darede assumiu a administração da infraestrutura da Somar Meteorologia em 2014, veja como foi a atuação da Darede na empresa!

A Empiricus é uma longa parceira da Darede. Veja como foi o trabalho da Darede ao implementar o CloudFront na empresa.

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações