+55 11 3995-6919 / +55 11 3900-1010

Novidades da Semana da AWS – 09 a 13 de novembro

Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades da última semana.

Computação e Network

Transit Gateway – IP Multicast em diversas regiões
O AWS Transit Gateway anunciou que oferece suporte ao multcast de IP em diversas regiões, e em breve esse recurso estará disponível na região de São Paulo. Essa ferramenta facilita a criação de aplicativos multicast (a transmissão de dados para múltiplos destinatários) na nuvem e sua distribuição de dados em várias redes conectadas à VPC.

EventBridge – suporte ao evento “Replay”
A partir dessa semana, o Amazon EventBridge anunciou o recurso “Replay” que aumenta a segurança na criação de aplicativos orientados a eventos, uma vez que é possível recuperar erros de códigos de forma rápida, bem como estender essa capacidade a aplicações existentes para adicionar novas funcionalidades ao repetir eventos passados.

VPC – versão 1.7 do CNI agora é padrão para Clusters EKS
A versão 1.7 do plugin do Amazon VPC Container Networking Interface (CNI), que inclui suporte para pod security groups e uma atualização para detectar automaticamente novos endereços de IP adicionados aos VPCs sem a necessidade de reiniciar o plugin, agora é um recurso padrão no Amazon EKS Clusters.

ECS – Suporte a IPV6 no modo awsvpc/ uso do FSx para persistência de dados em Windows containers
O Amazon ECS oferece suporte a IPv6 no modo de rede awsvpc. Com esse novo recurso, as tarefas que utilizam o modo de rede awsvpc podem se comunicar com outros endpoints no VPC. Além disso, o serviço também anunciou suporte à utilização do Amazon FSx para dados persistentes em containers Windows.

SnowBall Edge – Suporte a importação de imagens de VMs para deploy nos devices/Suporte a Windows SO
O AWS Snowball Edge agora tem o recurso de importar imagens de VM como Amazon Machines Images (AMIs) dentro do serviço, para deploy em devices. O serviço também agora suporta Windows SO, o que inclui o Windows Server 2012 R2, Windows Server 2016, e Windows Server 2019.

Gateway Load Balancer – Lançamento
A AWS anunciou uma nova ferramenta: O AWS Gateway Load Balancer, que facilita a implementação, dimensionamento e gerenciamento de dispositivos virtuais de terceiros na AWS.

Storage

FSx for Windows – Acessos ao FS usando nomes DNS alternados
O Amazon FSx for Windows agora permite o acesso ao arquivos do sistema através de nomes de DNS alternados de forma a facilitar e simplificar suas migrações.

AWS Backups – Extensão de backups gerenciados e centralizados para o FSx
O AWS Backup adicionou suporte para os arquivos de sistema do Amazon FSx, e agora possui uma extensão de backups gerenciados e centralizados na ferramenta.

EBS – Redução de 40% no Cold HDD (sc1)
O Amazon EBS anunciou uma redução de 40% no preço do Amazon EBS Cold HDD (sc1).

Storage Gateway – agendamento de throttling de network/ Aumento do cache das ferramentas Tape Gateway e Volume Gateway
O AWS Storage Gateway anunciou o recurso de agendar o throttling de network para as ferramentas Tape Gateway e Volume Gateway, permitindo a otimização do uso da rede entre um data center e a AWS ao sincronizar dados. Outra novidade é o aumento em 4 vezes do cache nas ferramentas Tape Gateway e Volume Gateway.

S3 – novo console
O Amazon S3 anunciou um novo console que facilita o gerenciamento do armazenamento, aumenta a velocidade do upload, simplifica tarefas, além de outras melhorias no visual.

S3 Replication – suporte a replicação de marcadores DELETE para bucket de destino/ Suporte a métricas e notificação de status
A partir dessa semana, é possível replicar marcadores “Delete” de um bucket S3 para outro. Além disso também é possível ter acesso a métricas e notificações do status de um objeto replicado entre buckets.

S3 Intelligent-tiering – Tiers de acesso a arquivos para redução de custo
O Amazon S3 Intelligent-Tiering anunciou suporte a tiers de acesso a arquivos que tem como objetivo otimizar os custos de armazenamento.

Integração DevOps

CodeGuru – Simplificação na criação de perfis para funções lambda
O Amazon CodeGuru anunciou um recurso que simplifica a criação de perfis para funções AWS Lambda, tirando a necessidade de alterar códigos ou reimplantar pacotes.

Systems Manager – Sumarização multi-account e multi-region compliance AWSConfig
O AWS Systems Manager Explorer anunciou a sumarização de regras e recursos de compliance do AWS Config em múltiplas contas e regiões.

CodePipeline – AWS CodeCommit suporte a ‘git clone’
O AWS CodePipeline anunciou suporte a ‘git clone’ através do AWS CodeCommit.

Lambda – Agora está mais fácil de enviar logs para destinos customizados
O AWS Lambda facilitou o envio de logs para destinos customizados utilizando sua ferramenta Extensions.

App Mesh – nova versão 1.2.0
O AWS AppMesh, através da ferramenta Controller For Kubernetes, anunciou uma nova versão que traz diversas melhorias, entre elas está o suporte para circuit breaking.

Database

DynamoDB – Encriptação de tabelas com suas próprias Keys/ Exportação de tabelas para um data lake no S3
O Amazon DynamoDB anunciou a capacidade de criptografar suas tabelas utilizando suas chaves do AWS KMS. Além disso, também foi anunciado a capacidade de exportar tabelas para um data lake dentro de um Amazon S3 para visualizar a análise de desempenho em qualquer escala.

DMS – Suporte a Amazon DocumentDB como source
O AWS anunciou que a partir dessa semana o serviço passa a ter suporte ao Amazon DocumentDB como origem.

Redshift – Automatic refresh for materialized views
O Amazon Redshift anunciou o recurso de atualizar automaticamente e reescrever queries de forma a simplificar e automatizar o uso de materialized views.

Aurora – “Global Database” expansão da capacidade de gerenciamento
A ferramenta Global Database do AWS Aurora anunciou a expansão da capacidade de gerenciamento do serviço, incluindo o suporte a Fast Database Cloning e AWS CloudFormation.

Keyspaces – Auxílio no armazenamento de dados comuns entre colunas
O Amazon Keyspaces anunciou um recurso que auxilia a atualizar e armazenar dados comuns em múltiplas colunas.

DocumentDB – Suporte a MongoDB 4.0
O DocumentDB anunciou o suporte ao MongoDB 4.0, que traz diversas melhorias de performance, além de funcionalidades como ACID Transactions, mudança de streams, entre outras.

Elasticache – nova versão 1.6.6 do Memcached
O Amazon Elasticache para Memcached anunciou a disponibilidade de uma nova versão, a 1.6.6 que traz diversas melhorias.

Outros

Amazon Fraud Detector – Habilitação do recurso de deletar alguns tipos de recursos na console
O Amazon Fraud Detector anunciou que agora é permitido excluir tipos de recursos adicionais, como modelos, tipos de eventos, tipos de entidade, entre outros, na console AWS.

Amazon Translate – Usuário pode omitir partes do texto
A partir dessa semana, é possível selecionar parte do texto para não serem traduzidas pelo Amazon Translate.

DeepComposer – Novo algoritmo que permite estender o imput de melodia/ Desafio: Keep Calm e Model On/ Nova capsula de aprendizado em sequência
O AWS DeepComposer anunciou um novo algoritmo que possibilita estender o imput de melodia, que permite criar composições novas e mais longas. Além disso, o serviço anunciou um desafio: Keep Calm e Model On. E a última novidade é a nova capsula de aprendizado em sequência que aprenderá o tipo de modelo de problemas para serem solucionados.

Robomaker – suporte a tagueamento na criação de simulações em 3D
O AWS Robomaker anunciou o suporte ao recurso tag-on-create para simulações em 3D de forma a testar e treinar robôs.

Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog!

E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana.

Até semana que vem!