Por Ricardo Gulias

Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades das últimas semanas.

Analytics

Amazon EMR Studio – Disponível em 13 novas regiões

O EMR Studio é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) que facilita a vida dos cientistas e engenheiros de dados ao desenvolver, visualizar e depurar ferramentas em Big Data e aplicativos analíticos escritos em R, Python, Scala e PySpark. O serviço agora está disponível em 13 novas regiões, dentre elas N. Virginia e Oregon.

AWS Glue Studio – Novo recurso de especificação de configurações

O AWS Glue Studio é uma interface visual para o AWS Glue que facilita a criação, execução e monitoramento de trabalhos ETL de streaming, a ferramenta agora permite que você especifique as configurações para seu trabalho, extração, transformação e carregamento (ETL) no editor de trabalho visual, possibilitando a otimização dos trabalhos de ETL de streaming/ do AWS Glue para seu caso de uso.

AWS Glue Studio – Suporta editor de código para customizar seus jobs scripts

O AWS Glue Studio agora conta com um editor de código que pode ser usado para personalizar o ETL que é gerado através do editor de trabalho ETL visual.

Managment & Governance

AWS Proton – Disponível para produção

A AWS anunciou que agora o AWS Proton está disponível para todos e também oferece suporte a infraestrutura de várias contas além de oferecer suporte a chaves de contexto de condição IAM nas APIs AWS Proton, lembrando que esse é o primeiro serviço de entrega totalmente gerenciado para aplicativos sem servidor e contêiner, ele foi projetado para fornecer às equipes de plataforma as ferramentas de gerenciamento, governança e visibilidade necessárias para fornecer padrões consistentes e melhores práticas ao gerenciar implantações, enquanto ajuda a aumentar a produtividade e inovação do desenvolvedor que usando infraestrutura como código, pode criar um modelo que define e configura tudo o que é necessário para provisionar, implantar e monitorar um serviço.

Machine Learning

AWS SageMaker – Suporte a rollback em pipelines
O AWS SageMaker agora suporta rollback em suas pipelines, fazendo com que seja possível voltar à versão anterior do modelo caso seja necessário.

Networking & Content Delivery

NAT Gateway – Disponibilidade geral

A AWS anunciou que agora você pode ter um NAT Gateway Privado, sem necessariamente associar um Internet Gateway ao seu VPC. Esse anúncio pode fazer sentido para clientes que usam NAT Gateway com Transit Gateway ou Virtual Private Gateway para se comunicar com outros VPCs ou ambientes On Premisses, podendo definir a conectividade como privada, o que não requer o EIP – Elastic IP associado a ele.

Security, Identity & Compliance

Amazon Cognito – Suporte a logout direcionado através de token de atualização em tempo real

O Amazon Cognito agora oferece suporte a logout direcionado por meio de revogação de token de atualização em tempo real, sendo que, por padrão, os tokens de atualização do Cognito expiram 30 dias depois que um usuário faz login em um pool de usuários, com isso você tem um controle mais refinado sobre a experiência do usuário.

AWS Security Hub – Adição de 16 novos controles

O AWS Security Hub foi projetado para fornecer uma visão abrangente da sua postura de segurança em todas as suas contas e agora lançou 16 novos controles para seu padrão de práticas recomendadas de segurança básica, buscando aprimorar o monitoramento da postura de segurança na nuvem dos clientes.

Storage

Amazon FSx for Windows File Server – Suporte a auditoria de acesso

O Amazon FSx para Windows File Server é um serviço para armazenamento de arquivos totalmente gerenciado que utiliza o protocolo SMB e agora oferece suporte para auditoria de acesso do usuário final a arquivos, pastas e compartilhamentos de arquivos, além disso é possível publicar logs no Amazon CloudWatch Logs ou transmitir logs para o Amazon Kinesis Data Firehouse, permitindo a consulta, processamento, armazenamento e arquivamento além do acionamento de ações para avançar ainda mais em seus objetivos de segurança e conformidade.

AWS Systems Manager – Quick Setup com suporte ao Amazon EFS

O AWS Systems Manager Quick Setup agora tem suporte ao Amazon EFS e com isso é possível configurar o cliente do Amazon EFS (amazon-efs-utils) em todas as instancias EC2 com apenas alguns cliques, além de fornecer suporte à atualização periódica do cliente EFS para a versão mais atualizada que estiver disponível.

Solutions

AWS Backint Agent – Nova versão 1.04

O AWS Backint Agent é uma solução de backup e restauração certificada pela SAP para cargas de trabalho SAP HANA em execução em instâncias do Amazon EC2. Ele facilita o backup dos dados do SAP HANA no Amazon S3 e o restaura utilizando ferramentas da própria SAP, oferece suporte a backup full, incremental, diferencial e de log de banco de dados e catálogos para o S3. Agora com a versão 1.04 é possível conceder acesso e controle total ao bucket S3 de destino e controle total aos backups acionados por outras contas, permitindo o backup entre contas.

Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog!

E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana.

*Revisado por Cassius Oliveira e Ana Carolina Fernandes

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Microsoft Azure passa a faturar em Reais

A Microsoft anunciou nesta quinta-feira, 28, que, a partir do dia 1.º de março, irá adequar o valor dos serviços da plataforma Azure para o real. Com isso, o custo das ferramentas do Azure serão reajustadas em 21% para que seja possível alinhá-las aos preços praticados em dólar. Entretanto, a Microsoft garante que, mesmo com esse reajuste, os usuários do Azure que optarem pelo faturamento em real, o valor desses serviços continuará competitivos. Com uma avaliação periódica do valor de seus produtos, a Microsoft busca garantir um alinhamento entre regiões e suas moedas, de forma que uma valorização ou desvalorização cambial não prejudique os usuários da plataforma, e esse reajuste é a prova disso. Veja como as mudanças do faturamento do Azure afetam cada modalidade de contrato: Contratos Enterprise As empresas que possuem assinaturas do Contrato Enterprise, terão a proteção dos valores dos serviços já contratados. E ao adquirir novos recursos terão a vantagem de obter um preço base menor ou de um preço de mercado, dependendo da ferramenta. O que garante que se o preço de mercado for superior ao preço base, sua empresa não tenha um aumento expressivo nos custos dos serviços contratados. Clientes no modelo Pay-as-You-Go Os clientes do modelo Pay-as-you-go não possuem requisitos mínimos de compra e possuem custos altamente flexíveis. E para esses usuários, o valor dos serviços contratados serão reajustados de forma que se aliem aos preços praticados na moeda americana. Azure in Cloud Solution Program (CSP) Os preços dos serviços contratados pelos clientes do CSP no Brasil não serão faturados em real, por isso não serão afetados por essa mudança. Programa Open Licensing Assim como os usuários que adquirem os serviços do Azure através do modelo Pay-as-you-go, os clientes que integram o programa Open Licensing também terão um reajuste nas taxas de consumo, que a partir de 1.º de março, serão ajustados para se alinhar ao dólar. Em caso de dúvidas entre em contato com a Darede! Nossos profissionais, especialistas em Microsoft, estarão prontos para sanar todas suas questões! Mande um e-mail para: contato@darede.com.br Confira os melhores artigos de tecnologia em nosso blog!

Novidades da semana – 12 a 16 de abril

Por Ricardo Gulias Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades das últimas semanas. Segurança AWS IAM – Novo recurso facilita a rastreabilidade no CloudTrail O AWS Identity and Access Management (IAM) agora permite identificar facilmente o usuário responsável por uma ação da AWS realizada enquanto esse usuário assumia uma função do IAM. Ao definir o atributo de identidade da origem, o qual é registrado no AWS CloudTrail para a maioria das ações, você pode descobrir facilmente quem é responsável pelas ações realizadas sob funções do IAM. Operações e Infraestrutura AWS Batch – Aumento na velocidade do serviço Agora o AWS Batch ficou até 5x mais rápido no recurso de dimensionamento, assim conseguindo tomar ações muito mais ágeis ao redimensionar o ambiente de computação EC2 gerenciado, seja aumentando os recursos em resposta a novos trabalhos ou na redução das instâncias ao concluí-los. Na prática, houve um aumento na variedade das características de desempenho como a velocidade de agendamento de trabalho, o tempo de reação para escalonamento de instâncias EC2, além da maioria das APIs do AWS Batch. AWS Transit Gateway – Multicast disponível em todas as regiões AWS Transit Gateway agora oferece suporte ao multicast do protocolo de gerenciamento de grupo da Internet (IGMP) nas principais regiões da AWS em todo o mundo. O que possibilita a criação de aplicativos multicast em nuvem, a distribuição de dados em milhares de redes atreladas aos VPCs de clientes AWS, além de simplificar o gerenciamento de associação de grupo multicast e implantar a rede de forma dinâmica. Amazon AppStream 2.0 – adiciona suporte para atualizações de imagens totalmente gerenciadas Agora é possível manter suas imagens do AppStream 2.0 com as atualizações mais recentes do Windows. Algo que antes só era permitido ao instalar aplicativos na base de imagens do serviço. Armazenamento e Banco de Dados Amazon S3 Glacier Re:Freezer – Nova solução O Amazon S3 Glacier Re:Freezer é uma nova solução severless para copiar todos os arquivos de cofre do Amazon S3 Glacier para um bucket de destino no S3. Ele define a classe de armazenamento, o que otimiza todo o processo de restauração (cópia e transferência) de forma automática. Tudo isso pode ser acompanhado utilizando um painel pré-construído do CloudWatch. Além disso, é possível ter uma economia ao mover os dados do cofre S3 Glacier para o S3 Glacier Deep Archive. Amazon FSx e AWS Backup – Suporte para cópia de backups do sistema de arquivos em regiões e contas da AWS Os serviços Amazon FSx e o AWS Backup anunciaram a possibilidade de copiar os backups dos sistemas de arquivos para outras regiões e contas, assim trazendo maior segurança, uma vez que os dados estão sendo armazenados em locais diferentes dos backups primários. Amazon RDS for MySQL – Suporte a Instâncias M6g and R6g O Amazon RDS para MySQL agora fornece suporte as instâncias de banco de dados baseadas em Graviton2, que fornecem até 35% de melhorias de desempenho e até 52% de redução de custo em relação às instâncias baseadas em x86 da geração atual. Amazon Redshift – Lançamento do AQUA O AQUA (Advanced Query Accelerator) fornece um novo cache de alta velocidade que traz computação para a camada de armazenamento do Amazon Redshift e oferece desempenho de consulta até 10 vezes mais rápido do que outros Data Warehouses em nuvem corporativos e está disponível para os nós RA3.16SL ou RA3.4XL sem custo adicional e não requer alterações de código. Amazon Redshift – Suporta o compartilhamento de dados quando a produção de cluster está em pausa O Amazon Redshift agora permite compartilhar dados entre clusters para fins de leitura, sem a complexidade de ter que lidar com atrasos referentes às cópias e movimentação de dados. Além disso é possível pausar e retomar clusters de consumidores, seja sob demanda ou com base na programação de acordo com as suas demandas de carga de trabalho. Amazon RDS for PostgreSQL – suporte as minor versions 13.2, 12.6, 11.11, 10.16,9.6.21, and 9.5.25 Foram anunciadas atualizações do banco de dados PostgreSQL e o Amazon RDS para PostgreSQL que agora oferece suporte às versões secundárias do PostgreSQL 13.2, 12.6, 11.11, 10.16,9.6.21 e 9.5.25. Amazon RDS for PostgreSQL – Integração com AWS Lambda Agora você pode invocar funções Lambda diretamente de um banco de dados Amazon RDS para PostgreSQL por meio de procedimentos armazenados ou funções definidas pelo usuário, isso permite que você estenda os recursos do banco de dados e invoque aplicativos externos para agir sobre as alterações de dados. DevOps Amazon CloudWatch – Lambda Insights com suporte a imagens de container do AWS Lambda O Amazon CloudWatch Lambda Insights agora permite coletar métricas de desempenho detalhadas, logs e metadados de funções Lambda e com isso podemos monitorar, solucionar problemas e otimizar o desempenho destas funções que são empacotadas e implantadas como imagens de container através de painéis automatizados que resumem o desempenho e integridade das funções. AWS CloudFormation – Suporte a YAML e delimitador O AWS CloudFormation anunciou o recurso que permite criar módulos formatados em YAML utilizando o CloudFormation que seguem a mesma anatomia dos módulos existentes formatados em JSON, além de ter sido adicionado o suporte de delimitadores para módulos. Outros NICE DCV – Nova versão 2021.0 O NICE DCV é um protocolo de exibição remota de alto desempenho que ajuda os usuários a acessar com segurança a área de trabalho ou sessões de aplicativos, incluindo aplicativos gráficos 3D hospedados em servidores com GPUs de alto desempenho. Foram adicionadas novas funções na versão 2021.0 relacionadas a redirecionamento de Webcam para Windows Server, redirecionamento de Impressora para Linux Server, entre outros. Amazon Interactive Video Service – Novas métricas do Cloudwatch O Amazon Interactive Video Service (Amazon IVS) é uma solução gerenciada de transmissão ao vivo que é rápida e fácil de configurar e ideal para criar experiências

Novidades da Semana – 28 de junho a 02 de julho

Por Cassius Oliveira e Flávio Rescia Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades das últimas semanas. Security & Governance AWS WAF – 15 novas transformações de texto O AWS WAF agora oferece suporte a 15 novas transformações de texto adicionais, o que permite a reformulação de solicitações da web com o objetivo de remover qualquer formatação incomum ou limpar entradas antes da avaliação da regra. Esse recurso pode também ser utilizado para identificar ameaças que estejam em overshadow devido a ação de invasores. AWS IAM – Access Analyzer adiciona novas verificações de política O AWS IAM adicionou mais de 100 novas verificações de políticas para facilitar a criação de permissões seguras e funcionais. Essas verificações têm a capacidade de analisar o bloqueio de condição em sua declaração de política e relatar avisos de segurança, erros e trazer sugestões de acordo com as características do sistema. AWS Systems Manager – Suporte a buscas de servidores em diversos campos do node O AWS Systems Manager, através do Session Manager, agora suporta a busca de servidores na barra de pesquisa da ferramenta. Amazon Cloudwatch – 14 novas funções matemáticas para métricas O Amazon Cloudwatch Metric Math adicionou 14 novas funções matemáticas para calcular métricas, permitindo a visualização de métricas personalizadas, valores logarítmicos e a mudança de latência ao longo do tempo. https://aws.amazon.com/pt/about-aws/whats-new/2021/06/cloudwatch-adds-new-metric-math-functions/ Compute & Operations AWS ParallelCluster – Suporte a Ubuntu 20.04 O AWS ParallelCluster é uma solução de gerenciamento de clusters open source que facilita a implementação e gestão de clusters de computação de alto desempenho (HPC) na nuvem AWS, e agora está suportando a versão 20.04 do Ubuntu. Além disso, a solução também incluiu o suporte ao Amazon FSx for Lustre. AWS DataSync – Novo recurso de sincronizar dados de arquivos do Amazon FSx for Windows File Server O AWS DataSync agora permite sincronizar dados de arquivos do Amazon FSx for Windows File Server dentro da ferramenta, fazendo com que ela tenha exatamente os mesmos arquivos que o ambiente on premises. AWS Amplify – Novo recurso O AWS Amplify adicionou um novo recurso de CI/CD full-stack, possibilitando a construção de backends condicionais, a geração automática de aws-exports.js, entre outras features. Amazon ECS – A AMI do Bottlerocket está disponível para produção O Amazon ECS anunciou que a AMI do Bottlerocket está disponível para produção. O Bottlerocket é um SO open source baseado em Linux construído para rodar containers, aumentando a segurança e diminuindo os custos de manutenção de clusters no ECS. AWS Lambda – Suporte a autenticação SASL/PLAIN para funções do Apache Kafka O AWS Lambda agora pode acessar usuários e senhas protegidas pelo AWS Secrets Manager usando autenticação SASL/PLAIN, quando são acionadas a partir de tópicos autogerenciados do Apache Kafka. Amazon EC2 – Novos recursos para as instâncias inf1 O Amazon EC2 adicionou novos recursos para as instâncias inf1, que promete aumentar a performance além de preços mais baixos. AWS Glue – Suporte a JSON Schema O AWS Glue Schema Registry agora suporta schema no formato JSON, permitindo o gerenciamento de dados de streaming nesse formato. Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog! E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana.

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações