Ir para o conteúdo
  • Empresa
    • SOBRE NÓS
    • TRABALHE CONOSCO
  • Soluções
    CONSULTORIA CLOUD
    • GET STARTED
    • DESIGN
    • IMPLANTAÇÃO
    MIGRAÇÃO
    SQUAD AS A SERVICE
    WELL ARCHITECTED
    SEGURANÇA E COMPLIANCE
    • ASSESSMENT DE VULNERABILIDADE
    • CENTRO DE OPERAÇÕES DE SEGURANÇA (SOC)
    • ASSESSMENT LGPD
    • UTM - GERENCIAMENTO UNIFICADO DE AMEAÇAS
    BIG DATA & MACHINE LEARNING
    • Analytics
    • AI/ML
    SERVIÇOS GERENCIADOS
    • MONITORAMENTO E SUPORTE 24X7
    • DAREDE MSP
    • GERENCIAMENTO DEVOPS
    • GERENCIAMENTO DEVSECOPS
    • GERENCIAMENTO FINOPS
    • GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS
    • GERENCIAMENTO DE PABX IP
    • LICENCIAMENTO DE SOFTWARE
    COMPETÊNCIAS AWS
    • AWS CLOUD FRONT
    • AWS AURORA
    • AMAZON RDS
    • DEVOPS
    • MICROSOFT WORKLOADS
    • MIGRATION
    • PUBLIC SECTOR
    • PUBLIC SECTOR NPO
    • PUBLIC SECTOR EDUCATION
    • WELL ARCHITECTED
    • VMWARE CLOUD ON AWS
    • API GATEWAY
    • LAMBDA
    • NETWORKING ON AWS
    • FINANCIAL SERVICES
  • Cases
  • Blog
Darede Portugal
  • Fale Conosco
  • Canal Compliance
  • Seja Parceiro Autorizado
Entenda de forma prática como gerenciar as senhas de usuários no Azure Active Directory

28/10/2022

Por José Anderson Vila Nova

O que acontece quando um usuário é bloqueado de usar seus serviços, como o seu e-mail do Microsoft 365, por tentativas de senhas incorretas? Ou até mesmo se ele esqueceu a senha e precisa alterá-la? Normalmente, o  usuário abrirá um chamado para o suporte, e consequentemente aguardar o atendimento, seja via sistema eletrônico de chamado ou por telefone.  Neste caso, surgem algumas perguntas. Como o suporte pode ter certeza de que o usuário é quem diz ser? E se for um terceiro tentando se passar por outra pessoa para ter acesso aos dados ? E se o usuário não puder esperar? Ou ainda, vou ter que aumentar meu time de suporte para atender chamados de reset de senha? Os técnicos terão que parar outras atividades para poder resetar a senha do usuário? Essas questões serão respondidas neste artigo. 

Azure Active Directory Self-Service Password Reset

Se você utiliza o Azure Active Directory, e possui a licença Azure AD Premium P1 (pode ser adquirida como add on ou já vem integrada a algumas licenças, como E3 e E5), você precisa conhecer o Azure Active Directory Self-Service Password Reset. Ao ser configurada, essa ferramenta permitirá que seus usuários possam alterar a senha diretamente no portal, sem precisar acionar o seu suporte. Mas é seguro?

Quando você configura o serviço, você tem a opção de exigir 1 ou 2 métodos de verificação, tal como e-mail, sms, aplicativo autenticador (Microsoft Authenticator, Google Authenticator, Authy e outros similares), telefone do escritório ou até mesmo perguntas de segurança. Assim, o usuário deve fornecer informações que somente ele possui.

Além disso, você pode configurar para um grupo específico, ou para toda a empresa.

Talvez você se pergunte. Mas hoje eu não exijo que meus usuários precisem adicionar essas informações. Precisarei configurar um a um? A resposta simples e direta é não! Uma vez que você tenha configurado o SSPR corretamente, no próximo login, o usuário será solicitado a adicionar as informações necessárias, e que serão obrigatórias para quando ele precisar alterar a senha.

Abaixo demonstramos um exemplo do usuário acima tentando alterar sua senha.

Repare que ele deve primeiro digitar o seu telefone e solicitar o SMS, para só então receber o código

Após concluir o processo, o usuário poderá finalmente redefinir sua senha, e acessar os seus serviços.

E por fim, se você mantiver habilitado as notificações, o usuário receberá uma notificação de que sua senha foi alterada.

foto-jose-anderson-vila-nova
José Anderson Vila Nova Cloud Architect
anderson.vilanova@darede.com.br

O José Anderson Vila Nova Profissional de Infraestrutura com ênfase em produtos Microsoft, com experiência no suporte e implantação de aplicativos e serviços. Ele possui diversas certificações técnicas e das duas maiores plataformas de serviços em nuvem: a MS100 da Microsoft e a AWS Cloud Practitioner.

  • Azure, Cloud Computing, Microsoft

OUTRAS PUBLICAÇÕES

VMware: se você utiliza, você está com um grande problema

Neste artigo resumimos tudo o que você precisa saber sobre as mudanças que vêm acontecendo na VMware, desde a sua aquisição pela Broadcom, em novembro de 2023.

Tudo sobre o AWS Systems Manager

Entenda de forma prática e simplificada como funciona o AWS Systems Manager

Conheça o Microsoft Power Platform

O Microsoft Power Platform é uma plataforma de negócios que combina o poder do Power BI, Power Apps, Power Automate e Power Virtual Agents para ajudar as organizações a transformarem seus processos e operações de negócios diários. Com os recursos do Power Platform é possível que você analise dados, entregue personalização, desenvolva melhores aplicativos, responda aos insights gerados e automatize vários processos sem precisar de conhecimento técnico profundo.

Novidades da Semana AWS – 07 a 11 de setembro

Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Veja a da semana do dia 7/09!

Minha rede não para de crescer, como gerenciar tudo isso?

Todo bom Administrador de Redes sabe que, manter um ambiente atualizado, utilizando tecnologias de ponta, não é uma tarefa fácil. Mas como gerenciar tudo isso

X-Ray – Monitorando suas aplicações de forma inteligente

Entenda como o AWS X-Ray pode auxiliar a aumentar a produtividade de suas aplicações em um ambiente em cloud!

« Anterior Página1 Página2 Página3 Página4 Página5 Página6 Página7 Página8 Página9 Página10 Próxima »
  • E-books
  • Blog
Conecte-se conosco
Mais
  • Fale Conosco
  • Canal Compliance
  • Seja Parceiro Autorizado
  • Governança Corporativa

Escritórios

  • Alameda Araguaia, 2044 - Bloco 1 - CJ 210/211 06455-000 - Alphaville, Barueri São Paulo - Brasil
  • Dabi Business Park - R. Gen. Augusto Soares dos Santos, 100 - Parque Industrial Lagoinha Ribeirão Preto, São Paulo, 14095
  • Avenida Bombeiros Voluntários de Algés 44 Lisbon , Algés, 1495 Oeiras
  • +55 11 3900-1010 | 3995-6919
newsletter
  • Política de Privacidade e Cookies
  • Perguntas Frequentes
© Copyright 2025 Darede à nuvem
Todos os direitos reservados | By Damidia Marketing & Conteúdo

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações

ACEITAR & FECHAR
RECUSAR