devops-blog

DevOps

Por Cassius Oliveira

Muitos pensam que essa é uma das maiores novidades no mundo da TI, outros já afirmam que é algo que sempre aconteceu em empresas de estruturas menores. Mas atualmente a cultura DevOps é algo imprescindível no mundo da tecnologia. Até 2007, o desenvolvimento de software sempre foi um processo bem definido. Em que os desenvolvedores e os profissionais de infraestrutura tinham funções totalmente independentes. Um era responsável pelo desenvolvimento e o outro já se preocupava com a manutenção e o bom funcionamento da estrutura. Só que a partir desse ano, um novo movimento começou a surgir e se transformou em uma cultura agora difundida em empresas de todos os setores, que envolve a adoção de uma comunicação aberta, transparência e um trabalho em equipe contínuo.

A Cultura DevOps

A cultura DevOps envolve uma colaboração mútua e uma responsabilidade compartilhada entre as equipes de desenvolvimento e infraestrutura na criação e manutenção de aplicações. Isto ajuda as empresas a alinhar seus colaboradores, processos e ferramentas em direção a um foco mais unificado no cliente. Diferentemente do passado onde os processos eram feitos de forma totalmente separados, as equipes assumem a responsabilidade por todo o ciclo de vida de um produto ou serviço. A cultura DevOps preza na ideia de que os desenvolvedores não apenas atuam na parte de construção, mas também no momento de execução, trazendo para dentro da equipe um maior entendimento dos requisitos e necessidades do usuário e as implementando no processo de desenvolvimento da aplicação, para assim ser possível criar um produto mais assertivo.

DevOps é na verdade uma mudança de cultura organizacional que enfatiza o aprendizado e a melhoria contínua, especialmente através da autonomia da equipe, feedback rápido, alta empatia e confiança, e colaboração entre as equipes. De acordo com relatório da Atlassian, mais de 90% das empresas tiveram um impacto direto em seus negócios ao implementar a cultura DevOps em seus processos, o que prova o poder da transformação desse movimento.

Veja nossa Live que abordou sobre o conceito de DevOps!

Benefícios da cultura DevOps

  1. Comunicação Contínua
  2. Um dos grandes problemas que eram encontrados no passado é o ruido de comunicação entre as equipes de desenvolvimento e operações, e a cultura DevOps veio para mudar esse paradigma proporcionando uma comunicação contínua durante a criação, desenvolvimento e manutenção da aplicação. Assim aumentando a qualidade do produto final.

  3. Processo otimizados
  4. A cultura DevOps preza pela automação de processos e metodologias, com o auxílio de ferramentas do mercado de tecnologia é possível implementar processos de integração contínua (CI) e Entrega Contínua (CD), capazes de realizar entregas mais rápidas e de qualidade.

  5. Segurança
  6. Com os benefícios já mencionados acima, a implementação da cultura DevOps nas empresas reduz consideravelmente o risco de falhas, além de diminuir o tempo de resposta a incidentes que possam comprometer o desenvolvimento do projeto.

  7. Redução de custos
  8. Com a integração de equipes por meio da cultura DevOps na realização de um projeto é capaz de diminuir o tempo na execução das tarefas e consequentemente o custo de cada etapa, uma economia que faz bastante diferença no projeto como um todo.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Cloud Computing: Tendências

Nos últimos anos, a cloud foi uma das áreas que mais cresceram, e a expectativa futura é ainda mais animadora. Confira o artigo sobre suas tendências.

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações