Por Thiago Marques
Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades das últimas semanas.

Gerenciamento

CloudWatch com suporte a monitoração de quotas das execuções paralelas do System Manager
O Amazon Cloudwatch agora oferece o suporte de monitorar quotas das execuções paralelas do Amazon System Manager, onde é possível utilizar o alarme da ferramenta para alertas quando o uso do serviço de quotas ultrapassar 80%.

System Manager aumenta para 500 a quantidade de automações paralelas
O AWS System Manager aumentou a quantidade de automações paralelas para 500, o que permite automatizar tarefas operacionais, tais como patches de instâncias em maior escala.

Amazon Connect Chat com suporte de 7 dias de duração
Com essa novidade do Amazon Connect Chat, um chat pode ficar até 7 dias sem atividade e ainda manter a sessão do cliente aberta, garantindo assim um histórico atualizado para o próximo agente no chat.

Banco de Dados

Amazon Kinesis com suporte de entrega para o Honeycomb
O HoneyComb é uma switch de soluções com suporte a monitoração, métricas, agregação de logs, entre outras soluções. Com essa novidade, agora o Kinesis garante integração nativa a ferramenta (que também é vendida no MarketPlace da AWS).

Amazon MemoryDB for Redis agora suporta PrivateLink
O PrivateLink é o serviço da AWS que garante uma comunicação entre a sua VPC e os serviços públicos da AWS sem necessidade de utilizar conexões externas (ou seja, usar a internet!). Agora é possível garantir a comunicação do MemoryDB com o VPC e até com redes on-premises.

RDS for MariaDB agora suporte MariaDB 10.6
A versão 10.6 do MariaDB é a estável na comunidade, e foi lançado em alpha em abril de 2021, e a stable em 08 novembro de 2021. Além de correções de bug e vulnerabilidades a nova versão conta com upgrades flexíveis (podendo realizar a atualização de qualquer major realease 10 para a 10.6), e até mesmo migrações heterogênicas entre MySQL 5.6/5.7 para a 106.

Machine Learning

SageMaker Autopilot agora suporta o formato Apache Parquet
Apache Parquet é um formato de arquivo usado no Apache Hadoop, que basicamente trabalha com orientação a colunas (ao invés de linhas), o que garante uma velocidade de pesquisa maior, além de compressão mais eficiente.
Com a novidade o SageMaker passa a suportar mais esse formato.

SageMaker Autopilot agora suporta Datasets de até 100G
O SageMaker Autopilot faz automaticamente construções, treinamentos e otimizações para modelos de aprendizagem de máquina baseado em dados. Até hoje ele era capaz de analisar Dataset de até 10G, com a novidade ele aumentou em 10x sua capacidade, passando para um Dataset de 100G.

Amazon MSK agora possui uma taxa de transferência de até 1000 MiB/s
O MSK ou Managed Streaming for Apache Kafka é um serviço de processamento de streams, e até hoje tinha um suporte de apenas 250MiB/s. A ferramenta passou por um upgrade 4x maior chegando em 1GiB/s.

DevOps

OpenSearch melhora o processo de implementação azul/verde
O processo de deploy blue/green garante uma mudança gradual de uma versão para outra de uma aplicação. Agora o OpenSearch passa a garantir uma migração de domain, trazendo benefícios como diminuição do downtime.

Security

FSx for Windows e Linux agora possui conformidade com a FedRAMP
O FedRAMP é uma organização do governo americano que possui diversos padrões de segurança, autorização e monitoramento para produtos e serviços na nuvem. Agora os files server do Amazon FSx estão em conformidade com o padrão.

Secrets Manager agora suporta rotações em windows
O Secrets Manager é o serviço que garante proteção a credencias e uma de suas características é a possibilidade de rotação de senhas. Agora conseguimos definir janelas de rotação com mais eficiência e com utilização de expressões.

Compute

AMI agora suporte o Recycle Bin
O Recyble Bin é uma garantia de que se você excluir sem ter a intenção, vai conseguir recuperar durante o período de retenção.
Com a novidade agora as AMIs têm essa habilidade.

Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog!

E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Amazon Q

Amazon Q

A tecnologia de inteligência artificial está evoluindo e o Amazon Q Service é uma resposta a essa revolução que impacta a tecnologia e aprimora seu nível. Quer descobrir como funciona? Conheça as contribuições incríveis da inteligência artificial com o Amazon Q neste artigo!

Infraestrutura como código: AWS CloudFormation

Os #cloudespecialists trouxeram uma visão geral do serviço que automatizará a configuração de suas infraestruturas na AWS! 21/10/2022 Por Giovana Costa LO AWS CloudFormation é o serviço de IaC próprio da AWS. Ele permite que seus usuários automatizem os processos de configurações de recursos na AWS. O IaC (Infrastructure as Code), traduzido do inglês “Infraestrutura como código” é um recurso usado para o gerenciamento e provisionamento de infraestruturas através de códigos. Veja nosso artigo no Blog da Darede sobre IaC!   Com CloudFormation é possível criar scripts escritos em linguagens declarativas como JSON e YAML para configurar sua infraestrutura por meio de uma pilha. Segue um exemplo abaixo escrito em YAML:  1.    Aqui declaramos os recursos que utilizam [NameVPC] e o tipo dele. Os tipos de recursos do AWS CloudFormation estão disponíveis em: https://docs.aws.amazon.com/pt_br/AWSCloudFormation/latest/UserGuide/aws-template-resource-type-ref.html 2.    Após o tipo de recurso estar declarado, apenas especificamos as propriedades que seus recursos necessitam. Como no exemplo abaixo, onde o recurso é uma VPC e suas propriedades incluem o CIDR Block da rede virtual e entre outras.   Além de subir seu próprio script, também é possível criar um modelo no “Designer”. Assim você colocará seus recursos em um plano cartesiano em que o serviço criará um script onde você poderá editar seus parâmetros. Abaixo deixo um exemplo:  Benefícios do AWS CloudFormation Se você quer ter a sua infraestrutura AWS para ser executada a qualquer momento e em qualquer conta ou região da AWS, o CloudFormation certamente atendará suas necessidades pois o serviço permite a criação de ambientes consistentes, bem como a implementação de modelos automatizados com DevOps (veja nosso artigo no blog da Darede sobre a cultura DevOps). Custos do AWS CloudFormation: é um serviço gratuito! Você só paga pelos recursos que executar a partir dele, o que facilita o gerenciamento de custos na utilização do serviço. Darede Academy Giovana Costa Mentor: Ricardo Lemos ricardo.lemos@darede.com.br Equipe de novos talentos do mundo da TI que estão sendo preparados para os desafios da profissão.

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações