Os #cloudspecialists da Darede reuniram as principais novidades da semana da AWS! Confira quais são elas e como elas podem te ajudar!

Por Flávio Rescia e Alan Xavier

Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades das últimas semanas.

Segurança & Governança

Amazon Kendra – Compliance com FedRAMP
O Amazon Kendra adicionou o compliance com FedRAMP nas regiões S East (N. Virginia), US East (Ohio), US West (N. California) and US West (Oregon).

AWS Backup – Suporte a AWS PrivateLink
O AWS Backup é compatível com o AWS PrivateLink, a rede privada da AWS.

DevOps

AWS AppSync – Suporte a cabeçalhos personalizados
O AWS AppSync é um serviço totalmente gerenciado que facilita o desenvolvimento e gerenciamento do GraphQL e APIs, a novidade é que agora o AppSync suporta a configuração de cabeçalhos HTTP personalizados em respostas a operações do GraphQL.

Amazon EC2 – Auto Scaling Warm Pools agora é compatível com o recurso Hibernation
O Amazon EC2 Auto Scaling Warm Pools adicionou suporte a dois recursos: agora é possível hibernar suas instâncias de Warm Pool ao invés de encerrá-las, além disso, o serviço agora possibilita a configuração de grupos de Auto Scaling para retornar instâncias em execução para um Warm Pool na redução de escala.

Amazon Cloudwatch Agent – Filtro de expressões de logs
O Amazon CloudWatch Agent adicionou suporte ao recurso que filtra expressões de logs configuráveis.

AWS App Runner – Adição de uma plataforma Java
O AWS App Runner agora oferece suporte a uma plataforma de linguagem Java para criar e executar aplicações Web baseadas em Java.

Amazon CloudWatch – Container Insights com suporte a chart do Helm
O Amazon CloudWatch Container Insights adicionou suporte a chart do Helm para Amazon EKS no EC2 usando AWS Distro for OpenTelemetry (ADOT) o que permite instalar e atualizar aplicações criadas no EKS.

Amazon Fault Injection Simulator – Suporte a Amazon Cloudwatch Logs e Amazon S3
O Amazon Fault Injection Simulator agora permite registrar atividades de experimento do serviço no Amazon Cloudwatch Logs e Amazon S3.

Amazon Fault Injection Simulator – Suporte a falhas em nível de tarefa para o Amazon Elastic Container Service
O Amazon Elastic Container Service (ECS) permite injetar falhas de contêiner em nível de tarefa usando experimentos do AWS Fault Injection Simulator (FIS).

Ops

AWS Firewall – Suporte a modelo de implantação centralizada
O AWS Firewall Manager agora permite que implantar o AWS Network Firewall para inspecionar o tráfego usando um modelo de implantação centralizada.

AWS Transfer Family – Suporte a Banners de login
O AWS Transfer Family adicionou o recurso de exibir mensagens personalizadas, como políticas da organização ou termos e condições, para seus usuários finais, ajudando você a atender seus requisitos legais e de conformidade.

AWS Transfer Family – Anúncio de aprimoramentos de workflows
A AWS Transfer Family anunciou aprimoramentos no recurso de fluxos de trabalho gerenciados, possibilitando economizar ainda mais tempo na automação de etapas de processamento de arquivos.

AWS Backup for Amazon S3 – Disponibilidade para produção
A AWS anunciou a disponibilidade geral do AWS for Amazon S3, em que adiciona o Amazon S3 ao conjunto de dispositivos compatíveis com o AWS Backup.

AWS Snowcone SSD – Lançamento
A AWS anunciou que o AWS Snowcone agora está disponível em SSD com capacidade de armazenamento de 14 TB.

AWS Lambda – Suporte a .NET6
O AWS Lambda agora oferece suporte ao .NET 6 como tempo de execução gerenciado e imagem base de contêiner.

AWS Application Migration Service – Compatível com Windows Server 2003, 2008, 2022 e Windows 10
O AWS Application Migration Service (AWS MGN) adicionou suporte para Windows Server 2003 (32 e 64 bits) e Windows Server 2008 (32 e 64 bits), além do Windows 10 e do Windows Server 2022.

Data

Amazon RDS for MariaDB – Suporte a IAM
O Amazon Relational Database Service (Amazon RDS) agora permite que você use o AWS Identity and Access Management (IAM) para gerenciar o acesso ao banco de dados de instâncias do Amazon RDS for MariaDB.

Amazon QuickSight Community Hub – Anúncio
A AWS anunciou o Amazon QuickSight Community Hub, uma comunidade que permite a troca de conhecimentos do serviço.

Amazon Redshift – Suporte a operadores SQL PIVOT e UNPIVOT
O Amazon Redshift agora oferece suporte aos operadores PIVOT e UNPIVOT SQL que permite transpor linhas para colunas e vice-versa com alta performance, ideal para modelagem de dados, análise de dados e apresentação de dados.

Amazon RDS for SQL Server – Suporte a Always On Availability Groups para Standard Edition 2017
O Amazon RDS for SQL Server agora oferece suporte a Always On Availability Groups (AGs) para a configuração Multi-AZ em todas as regiões da AWS na Standard Edition.

AWS Glue Schema Registry – Compatibilidade a esquemas de buffers de protocolo (Protobuf)
O AWS Glue Schema Registry agora oferece suporte a esquemas de buffer de protocolo, conhecido como Protobuf, o que permite utilizá-lo para controlar a evolução dos dados de streaming e controlar centralmente a qualidade dos dados, desde fluxos de dados até data lakes.

Amazon Aurora – Compatível com PostgreSQL 13.5, 12.9, 11.14 e 10.19
O Amazon Aurora agora é compatível com PostgreSQL para oferecer suporte às versões 13.5, 12.9, 11.14 e 10.19 do PostgreSQL

Amazon RDS – Suporte a uma nova implantação Multi-AZ
O Amazon Relational Database Service (Amazon RDS) for PostgreSQL e MySQL agora oferece suporte a uma nova opção de implantação Multi-AZ com uma instância primária e duas instâncias de banco de dados em espera (DB) legíveis em três zonas de disponibilidade (AZs), assim diminuindo a latência em até duas vezes.

Amazon Web Services JDBC Driver – Disponível para Amazon RDS e Amazon Aurora MYSQL
Amazon Web Services JDBC Driver for MySQL agora está disponível para uso com os seus clusters de banco de dados de edições compatíveis com o Amazon RDS ou o Amazon Aurora MySQL.

Others

Nice DCV- Versão 1.1.0 com nova biblioteca de UI
O NICE DCV versão 1.1.0 introduziu nos serviço uma biblioteca de interface de usuário (UI) escrita como um componente React.

AWS – Lançamento do Payment Profiles
A AWS anunciou o Payment Profilies, um novo recurso de pagamentos que permite personalizar suas preferências de pagamento pelo provedor de serviços da AWS, com ele é possível pagar automaticamente suas contas da AWS de diferentes provedores de serviços usando os métodos de pagamento da escolha do usuário.

Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog!

E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Arquitetura Docker

Por Thiago Marques O pai ta on!! Até agora entendemos o que é um container, como o Docker funciona sob esse modelo e como utilizar

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações