Com o avanço da tecnologia no dia a dia das pessoas, gerenciar os negócios também acaba sendo uma tarefa a mais. Assim, quanto mais dinâmico você deixar seus negócios, mais poderá se concentrar na estratégia do que na operação.

Com o avanço da tecnologia no dia a dia das pessoas, gerenciar os negócios também acaba sendo uma tarefa a mais. Assim, quanto mais dinâmico você deixar seus negócios, mais poderá se concentrar na estratégia do que na operação. Por isso, vamos automatizar seu provedor com apenas alguns passos. Você ativa seus clientes, gerencia e cancela seus contratos facilmente e torna seus processos mais eficientes. Automatizando seu provedor Para iniciarmos esse processo de automação, é necessário entender que suas aplicações serão integradas a outras plataformas, de forma que possam operar em conjunto, facilitando e dando-lhes maior poder de gerência e administração sobre suas atividades. Isso porque cada cliente contrata um tipo de serviço diferente e tem uma necessidade diferente com relação à velocidade de banda, forma de endereçamento IP, funcionamento da estrutura interna, entre outras funcionalidades possíveis. Gerenciando os clientes e seus planos Com a integração das plataformas e tomando como exemplo de utilização um sistema baseado no RouterOS e uma aplicação de gerenciamento MK-Solutions, você poderá controlar toda ativação do seu cliente, escolhendo o equipamento em que ele fará o login, qual tipo de endereço será atribuído a ele, sua velocidade de contrato (sendo possível alteração instantânea) e inclusive a configuração dos equipamentos que ficarão alocados no cliente final. Dessa forma, qualquer mudança que se necessite fazer, você gerencia seus clientes pela plataforma, com alguns cliques, de forma rápida e fácil. Benefícios de um sistema automatizado Dentre os principais benefícios de se automatizar está na capacidade de você permitir ou não o funcionamento das atividades, estando à distância. Através da plataforma, você pode cancelar um cliente ou bloqueá-lo por falta de pagamento, modificar os contratos e integrar sistemas de autenticação por cabo ou Wifi (hotspot). Fernando Candido Coordenador fernando.candido@darede.com.br Bacharel em Redes de Computador, técnico de Redes de Computador pelo SENAI Suíco-Brasileiro, onde ministrou aulas por 7 anos. Possui experiência em projetos de Internet Service Provider e atualmente coordena projetos para ISPs na Darede.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

O que é Infrastructure as Code (IaC)?

A Infrastructure as Code é um modo de automatizar o provisionamento da infraestrutura de TI e aliada com a cultura DevOps pode ser de grande ajuda para as empresas. Confira o artigo do blog sobre esse conceito.

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações