A área da saúde é uma das que mais que se beneficiam dos avanços da tecnologia. E a telemedicina vem para auxiliar na forma de como nos tratamos. Leia o artigo do blog da Darede.

O uso da informática na área de saúde se tornou uma realidade ao longo das últimas décadas. Principalmente no que diz respeito ao uso interno, dentro dos consultórios, hospitais e ambulatórios. Como em todo perfil de empresa, Cloud computing está ganhando cada vez mais importância na área de healthcare. Porém para esse negócio, o uso de Cloud se torna inevitável. Usando recursos e serviços dessa tecnologia conseguimos melhorar a experiência dos usuários com um atendimento informatizado, rapidez em laudos de exames, entre outros recursos que irão facilitar o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças.

E a telemedicina é um dos principais recursos novos do portfólio de serviços de empresas de saúde. Pois, ela traz mudanças contundentes que visam potencializar a experiência dos pacientes com serviços de alta qualidade. Além de facilitar o trabalho dos profissionais de saúde tudo isso reduzindo custos como deslocamento, espaços físicos, sala de espera etc. E com a pandemia do novo coronavírus, esse serviço se tornou essencial como medida preventiva no trato da doença e acelerou em alguns anos a adoção generalizada do serviço.

O que é telemedicina?

A telemedicina é um recurso tecnológico que busca facilitar e aperfeiçoar o atendimento médico à distância. Ela permite que, através da internet, pacientes tenham consultas de forma remota. Além disso, já é possível o envio de exames e receitas médicas virtualmente.

O Conselho Federal de Medicina entende o conceito de telemedicina como um “exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças, lesões e promoção de saúde”.

Mas esse conceito não é atual. Essa atividade foi reconhecida de forma oficial pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no fim da década de 90. De forma a aumentar a acessibilidade da medicina em localidades distantes. Ela evita a auto pesquisa de doenças a partir de sintomas na internet, e pode auxiliar na diminuição da automedicação. Pois aumenta a comunicação do médico e do paciente, fazendo com que tenhamos diagnósticos mais precisos e ágeis. Sem contar com a possibilidade do envio de receitas médicas digitais, aceitas em todo o território nacional e porque não até a realização de alguns exames.

Vantagens da telemedicina

Alinhado com o propósito da OMS, a possibilidade de aproximar profissionais de saúde e pacientes, que porventura residem ou estejam temporariamente afastados dos grandes centros, é uma das grandes vantagens desse recurso. Além disso, será possível aliviar a capacidade do sistema público e privado de saúde podendo realizar diagnósticos de pequenas enfermidades remotamente por meio da Teleconsulta.

O uso desse recurso é implementado de forma diferente de aplicações comuns de teleconferência. Não utilizando o Skype ou Zoom, por exemplo. Por meio serviços de cloud computing, as instituições de saúde tem acesso a soluções integradas e seguras especialmente voltadas para healthcare e em conformidade a HIPAA (Lei de Portabilidade e Responsabilidade do Seguro de Saúde), assegurando a privacidade dos dados trafegados na aplicação. Diversos serviços da AWS (Amazon Web Services), por exemplo já possuem conformidade com a HIPAA. Como é o caso do S3 e EC2. A AWS possui inclusive uma página exclusiva sobre esse tipo de conformidade.

Outra vantagem que permite a redução do tempo das consultas, bem como evitar deslocamentos que muitas vezes podem ser desnecessários. Essa é a introdução do atendimento digital via chatbots que através de machine learning pode auxiliar na triagem dos pacientes. Conseguindo separar casos graves que necessitam a ida para hospitais e casos leves que podem ser tratados em casa. Além da realização de prontuários digitais que facilitarão o acesso do histórico do paciente e laudos digitais, podendo ser acessados de qualquer lugar, que trazem uma maior assertividade nos diagnósticos.

A Darede, é empresa parceira Advanced da AWS. Ela oferece diversos serviços para empresas que desejam começar a usufruir dos benefícios da cloud computing na saúde, como a introdução da telemedicina em suas instituições. Venha revolucionar sua empresa com a Darede!

Leia nosso artigo sobre healthcare em nosso blog!

OUTRAS PUBLICAÇÕES

On Premises vs Cloud

Por Cassius Oliveira Hoje em dia toda empresa precisa ser de alguma forma uma empresa de tecnologia, independentemente de seu tamanho e do setor de

O que é Infrastructure as Code (IaC)?

A Infrastructure as Code é um modo de automatizar o provisionamento da infraestrutura de TI e aliada com a cultura DevOps pode ser de grande ajuda para as empresas. Confira o artigo do blog sobre esse conceito.

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações