Por Flávio Rescia
Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades da última semana.

Segurança e Governança

AWS Cost Categories – Suporte a hierarquia e valores default
O AWS Cost Categories permite criar uma visão baseada em categorias compostas de contas, tags, tipos de serviços etc. Ou seja, agora é possível ter subcategorias baseadas nesses atributos e “setar” uma categoria padrão para o que não for categorizado

AWS License Manager – Recurso de exclusão de condições para licenças
AWS License Manager é um serviço gratuito da AWS que permite controlar licenças na AWS e onPremise, e agora é possível excluir determinadas condições para não consumirem licenças gerenciadas pelo serviço.

AWS Security Hub – Suporte à integração com dados do Amazon Macie
AWS Security Hub, que concentra diversos serviços de segurança da AWS agora suporta adicionar automaticamente os dados do Macie, serviço gerenciado que busca por dados sensíveis em massa de dados.

AWS Audit Manager – Compatibilidade com PCI e suporte a CIS AWS Foundation Benchmark
AWS Audit Manager, um serviço que foi lançado no Re:Invent 2020 e que concentra inventário para auditoria, já é compatível com PCI, e agora também suporta CIS AWS Foundation Benchmark Level 1 e 2.

AWS Backup – Recurso de deleção em lote
AWS Backup, o serviço de gerenciamento de backup compatível com diversos serviços como EFS, RDS, S3, FSx e outros, agora possui recurso para deleção em lote, o Bulk Deletion, onde é possível deletar diversos pontos de restore em apenas uma chamada.

AWS SSO – Suporte a Virtual Studio Code Toolkit
AWS SSO agora é suportado pelo Visual Studio Code Toolkit, ou seja, a novidade possibilita integrar a autenticação do serviço diretamente com seu VSCode. Na postagem do Blog da AWS, Garret Sweetwood dá detalhes de como usar a integração.

Amazon CloudTrail – Versão com DynamoDB com nova funcionalidade
Nova funcionalidade do CloudTrail com o DynamoDB, agora no CloudTrail é possível registrar eventos que aconteceram no nível do banco de dados, podendo incluir quem e quando foi feito chamadas no DynamoDB, sendo possível habilitar baseado em tabelas ou filtros de leitura e escrita.

Database & Compute

Amazon Timestream – Suporte a VPC
Amazon Timestream, o banco de dados time series da AWS agora possui suporte a VPC Endpoint, o que traz mais segurança além de redução de custo para alguns cenários.

AWS Proton – Novo recurso para templates do serviço
AWS Proton, serviço de gerenciamento e criação de microserviços usando Container e Serverless, adicionou o recurso “Termination Protection” para uso nos seus templates.

Amazon EC2 – suporte a UEFI Boot
Amazon EC2 agora suporta UEFI Boot quando migrado de on-premises, esse recurso não era suportado no passado, agora ele possibilita migrar servidores ou VMs com Boot UEFI usando ferramentas como Server Migration Services ou CloudEndure.

AWS Fargate – Versão LATEST 1.4.0 disponibilizado
AWS Fargate, a modalidade de Containers Serverless da AWS disponibiliza como versão LATEST 1.4.0, que conta entre outras coisas com o esperado suporte à EFS, o NFS gerenciado da AWS, e o Amazon ECS Exec, que permite acessar a CLI de containers via web console. Um Blog post bem legal escrito por Massimo Re Ferre é possível traz todos os detalhes

Amazon EKS – Aumento na velocidade do controle Plane
Novidade no Amazon EKS, agora a criação do controle Plane está mais rápida. O processo se dá no máximo em 9 minutos, isso é ótimo para produtividade, mas principalmente para cenários onde o plano de DR depende da criação de um novo cluster.
Detalhes em: https://aws.amazon.com/blogs/containers/aws-fargate-launches-platform-version-1-4/

ROSA – Nova solução
A Amazon em conjunto com a RedHat lançaram Openshift Gerenciado, nomeado de ROSA, RedHat Openshift Service on AWS. O Kubernetes “com roupinha de sair da turma do chapéu vermelho” já vem compatível com SOC-2, PCI e ISO-27001 e já pode ser iniciado em minutos ao custo de $20/mês + $15/mês para cada node de 4vCPU, é cobrado por hora e possui valores para reserva de 1 ano.

Analytics

Amazon Lookout for Metrics – Novo serviço
Amazon Lookout for Metrics é um novo serviço da AWS, que analisa diversos tipos de Datasets, como Cloudwatch, ou um SQL Server por exemplo, buscando por anomalias de comportamento, e assim poder, por exemplo gerar alarmes mais assertivos.
Detalhes em:
https://www.youtube.com/watch?v=nT6Jn-eoviw
https://www.youtube.com/watch?v=nX_YipA_-QQ

AWS Glue Studio – Suporte a transformações com Queries SQL
AWS Glue Studio agora suporta transformações usando Queries SQL, além do tradicional suporte a Py Spart, e agora é possível usar o novo Spark SQL.

Amazon QuickSight – Novo recurso de “tootips”
Amazon QuickSight, o visualizador de BI Serverless da AWS ganhou “tootips”, que dá dicas de novas visualizações e dimensões para o usuário. Além disso, o já conhecido Detector de Anomalias que permite analisar e notificar anomalias com uma métrica de top-level, sendo um agregador das outras métricas e não dos detalhes. Outra novidade é possibilidade de adicionar no dashboard quem é o autor, além de gerenciar acessos.

Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog!

E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana.

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Container Registry

Seguindo a série de artigos sobre container, dessa vez nosso #cloudspecialist Thiago Nunes fala sobre as principais ferramentas de container.

Desafios das mulheres na tecnologia

A porcentagem de mulheres no mundo da tecnologia ainda é pequeno, mas o futuro empolga! Veja o artigo da nossa #cloudspecialist Jessica Cardozo sobre o

Como reduzir custos com o Instance Scheduler?

Uma das principais preocupações das empresas ao trabalhar em um ambiente em cloud é a questão dos custos. Pensando nisso, nossos #cloudspecialists Flávio Rescia e Gustavo Lima prepararam um artigo completo sobre como podemos reduzir custos utilizando o AWS Instance Scheduler!

Nós usamos cookies para garantir e oferecer a melhor experiência de navegação em nosso site! Mais informações