+55 11 3995-6919 / +55 11 3900-1010

Novidades da sema AWS 07 a 11 de setembro

Todos os dias a AWS lança uma série novidades e atualizações em seus produtos que visam melhorar a vida de seus usuários. Reunimos algumas delas que fazem mais sentido para nosso mercado e que certamente aplicaremos em nosso dia a dia. Confira as novidades das duas últimas semanas.

Governança e Segurança

Amazon Code Guru – Agora suporte Private Link
Assim como todas as semanas, a AWS anuncia ao suporte ao Private Link de algum serviço. Essa semana foi a vez do Amazon Code Guru, fazendo com que os usuários consigam iniciar chamadas API a partir de seu VPC não necessitando o uso de IPs públicos.

Amazon API Gateway HTTP – Suporte a Lambda e opções de autorizações IAM
A partir dessa semana, o Amazon API Gateway HTTP passa a oferecer suporte ao AWS Lambda e opções de autorizações IAM , ou seja, será permitido ‘chamar’ métodos de autenticação via Lambda ou utilizando as políticas do AWS IAM assim conseguindo controlar o acesso às suas APIs sem escrever código algum.

AWS Systems Manager – Agora suporta Update de Sistema Operacional em dois cliques
A novidade da semana do AWS Systems Manager é a possibilidade de atualizar os patches de compliance de seus programas e sistema operacional de forma simplificada e sem esperar pela próxima janela de manutenção.

Amazon EKS – Suporte a atribuição de Security Groups de EC2 para pods Kubernetes
Agora o Amazon EKS pode utilizar o Security Groups de EC2 para pod Kubernetes, assim podendo configurar individualmente, diferentes requisitos de segurança de rede no nível dos seus contêineres. O que facilita compliance da segurança da rede em clusters Kubernetes que em geral compartilham os mesmos hosts físicos EC2. Imagine que contêineres de backend agora podem ter acesso ao banco de dados, enquanto os contêineres de frontend, no mesmo host/node, não.

Amazon Cloud Watch – Embedded Metric Format para Java
O Embedded Metric Format é uma atualização original do Java que consiste em formatos personalizáveis de envios de métricas através do Cloud Watch. Agora ficou mais fácil instrumentar o uso de métricas (“gráficos”) no Cloudwatch em seu código Java.

Amazon Cloud Watch – monitoramento de métricas no Prometheus para ambientes em contêiner
Também a partir desta semana, no ECS, EKS, AWS Fargate e Kubernetes é possível utilizar o Amazon Cloudwatch para monitorar métricas do Prometheus. Com um comando, agora é permitido fazer o discovery de forma automática serviços para workloads em contêineres. O Prometheus é um projeto open source e está listado no CNCF (Cloud Native Compute Foundation).

Computing and Networking

AWS Launch Wizard – Suporte a SAP utilizando Linux Suse Enterprise 15 SP1 e 12 SP5
O AWS Launch Wizard anunciou que oferece suporte a SAP através da versão atualizada do Linux Suse Enterprise 15 SP1 e 12 SP5.

Amazon Lightsail – Agora oferece novos sistemas operacionais
O Amazon Lightsail, o serviço de VPS da AWS, agora suporta novos sistemas operacionais, como Amazon Linux, por exemplo.

Amazon EKS – Suporte a criação e gerenciamento de profiles Fargate utilizando o CloudFormation
Amazon Elastic Kubernetes Service (EKS) agora possibilita a criação e gerenciamento de profiles EKS Fargate usando AWS CloudFormation. Essa novidade auxilia a configuração de clusters EKS para utilizar o AWS Fargate em uma única etapa, bem como para adicionar suporte Fargate aos clusters EKS existentes gerenciados via CloudFormation.

AWS Elastic Beanstalk – Redução de custo com compartilhamentos no ALB
A partir dessa semana é possível associar um Application Load Balancer (ALB) existente para criar um ambiente AWS Elastic Beanstalk. Com essa novidade, é permitido o compartilhamento do ALB possibilitando que ele sirva de tráfego para múltiplas aplicações rodando no Elastic Beanstalk dentro de uma mesma VPC. Antes dessa funcionalidade, você precisava de ao menos um ALB para cada stack.

AWS Outposts – Agora suporta Application Loadbalancer
O Application Load Balancer (ALB) agora suporta o AWS Outposts. Outposts servidores físicos, que permitem a extensão do Cloud AWS para seu Datacenter onPremise. O Amazon Aplication Load Balancer agora pode ser usado no seu próprio datacenter.

AWS Workspaces – Suporte a redirecionamento entre regiões
Agora os usuários do AWS Workspaces possuem um endpoint intermediário que permite a mudança da localização de uma URL. Essa novidade auxilia na estratégia de um Disaster Recovery para o serviço entre Norte Virgínia e São Paulo por exemplo.

Database & Outros

Aurora for PostgreSQL – Patches 3.2.3/2.5.3/1.7.3 disponíveis
O Aurora for PostgreSQL lançou os patches 3.2.3/2.5.3/1.7.3 que trazem correções de estabilidade, confiabilidade e segurança. É importante validar se sua versão de cluster Aurora PostgreSQL não precisa ser atualizada. A atualização pode ser agendada para execução na janela de manutenção

RDS for PostgreSQL – Preview da Versão 13 em beta 3
Foi lançado um preview para usuários beta 3 da versão 13 do PostgreSQL para Amazon RDS. Essa versão traz aumento de performance, melhores funcionalidades e novas capacidades de segurança.

Amazon Redshift – Agora suporta 100.000 tabelas em um cluster único
O Amazon Redshift aumentou para 100.000 o número de tabelas em um cluster único. Não necessitando dividir tabelas entre os clusters ou armazená-las no Amazon S3, além de evitar o aumento do número de clusters mesmo com recurso disponível.

Amazon Redshift – Data API para Amazon Redshift
A AWS lançou o Data API para o Amazon Redshift. O anúncio facilita a construção de aplicações baseadas em web-services e a integração com serviços, como AWS Lambda, AWS AppSync, e AWS Cloud9, por exemplo. Além disso, ele simplifica o gerenciamento de dados a partir de linguagens suportadas com AWS SDK como Python, Go, Java, Node.js, PHP, Ruby e C++. Sim, agora não será mais preciso um client postgres, você pode fazer suas queries usando HTTP.

AWS AppSync – Simplificação na prototipação de queries do GraphQL
O AWS AppSync simplificou o teste de queries do GraphQL, o que facilita a criação, a prototipação e o teste de queries GraphQL diretamente no Console AppSync GraphQL da AWS.

Amazon MSK – agora oferece a nova versão 2.4.1.1
O Amazon MSK agora oferece a nova versão 2.4.1.1 para a correção de bugs do lançamento da versão 2.4.1 do Apache Kafka.

Integração e DevOps

AWS X-Ray – Ficou mais fácil usar X-Ray com Java (agente de auto instrumentação para Java)
O AWS X-Ray lançou o agente de auto instrumentação para Java. Ou seja, não mais é preciso instrumentar seu código para uso do X-Ray, você pode instalá-lo no nível de sua JVM. Agora a solução de rastreamento que instrumentaliza suas aplicações em Java com X-Ray tem o baixíssimo esforço de desenvolvimento.

AWS X-Ray – Insights baseados em detecção de anomalias
O AWS X-Ray lançou o preview do AWS X-Ray Insights, uma ferramenta que utiliza inteligência artificial para identificar de forma automática anomalias de uma aplicação. O X-Ray Insights detecta desvios de comportamento normal de sua aplicação para avisá-lo de possíveis falhas de operação ou deploy, por exemplo.

AWS SDK – Apresentação do Paginators para .NET v3.5
O AWS SDK apresentou o Paginators para .NET v3.5, com diversas atualizações da ferramenta.

Amazon Lex – Novo idioma suportado: Inglês australiano
O Amazon Lex agora oferece suporte a mais um idioma: o inglês australiano. O que traz uma experiência de conversação regionalizada para a utilização do serviço.

Amazon Kendra – Novo score de confiança para resultados mais relevantes nas perguntas de usuários
O Amazon Kendra é um serviço gerenciado de perguntas e respostas baseado em massa de dados, ele usa Machine Learning para responder corretamente perguntas em aplicações como chatbots, por exemplo. A novidade é um novo score de confiança que tem como objetivo melhorar a experiência de busca e exibição de resultados mais relevantes para as perguntas dos usuários, assim você pode usar esse score para definir qual, ou quais, resposta(s) apresentar.

Quer saber as novidades da AWS das últimas semanas? Leia nosso blog!

E acompanhe toda sexta-feira em nosso canal do Youtube nossa live sobre as Novidades da Semana.

Até semana que vem!