+55 11 3995-6919 / +55 11 3900-1010

Banco Semear

Home / Banco Semear

Darede

    Com o propósito de contribuir com o cenário econômico de Minas Gerais, oferecendo serviços financeiros a nossos clientes e parceiros, nasce, em 2006, o Banco SEMEAR. Ao longo dos anos, o banco ampliou nossa participação no mercado nacional, aumentou sua carteira de produtos e serviços, se tornando um banco múltiplo e inovador, com foco em inclusão e educação financeira.

    Banco Semear

    Inspirar o uso consciente de soluções financeiras sempre foi a missão do SEMEAR, um banco múltiplo e com atuação em todo o território nacional. Alcançando a marca de 2 milhões de clientes, a instituição, fundada em 2006, vem dedicando esforços na melhoria contínua da gestão operacional, impulsionada pela evolução do seu arcabouço tecnológico e automação dos processos.

    De acordo com o CEO, Roberto Azevedo, a inovação tem sido empregada como uma busca constante pela eficiência, em todos os níveis da empresa. “Os projetos de tecnologia administrados internamente estão divididos em diversas frentes e envolvem todo o parque tecnológico do SEMEAR que vem passando por uma grande transformação para suportar e garantir controles e escalabilidade para os negócios e produtos em um ambiente digital”, afirma.

    O Desafio

    Eleita como a segunda melhor empresa na categoria de Inovação no setor bancário pelo Anuário 360ª Época, tem como objetivo atender as demandas dos seus clientes, oferecendo serviços de qualidade, com agilidade e praticidade.

    Combinando a forma de pensamento do Banco junto à necessidade de suportar e melhorar os padrões de Segurança utilizando serviços AWS, a Darede e a Triple S, em união com os especialistas de segurança do SEMEAR, utilizaram as melhores práticas de arquitetura através da adaptação ou criação para obter o real potencial da nuvem e manter as exigências e os padrões de conformidade.

    A Darede em conjunto com a Triple S atenderam as necessidades do cliente desde os setups da infraestrutura de rede e conectividade, até a otimização dos recursos, com reduzido tempo de implantação. O objetivo principal foi a integração entre o ambiente atual com o de Nuvem, integrando serviços existentes. Não houve impacto na disponibilidade dos serviços, o que era uma grande preocupação inicial pelo fato de serem ambientes críticos. Tal tratamento foi fundamental para o sucesso da parceria.

    Resultado

    Os serviços implantados foram o AWS Transit Gateway, AWS Resource Access Manager, Elastic Load Balancing (com Application Load Balancer and Network Load Balancer), Amazon VPC, VMWare Cloud on AWS, AWS Lambda para automações de failover em Multi-AZ (duas zonas de disponibilidade) e a integração com produtos de parceiros.

    O que se pode afirmar é que o resultado foi a maximização do desempenho, confiabilidade e disponibilidade dos serviços, usando-se ao máximo as soluções que a AWS oferece.